Nos últimos anos, os itabiranos têm presenciado uma escalada da violência na cidade — com crescimento em furtos, roubos e homicídios. Além disso, a desativação da unidade prisional do município também causa preocupação na população e em autoridades locais. Para debater o tema, entender os problemas e buscar uma solução, os vereadores Rosilene Félix Guimarães (MDB) e Sebastião Ferreira Leite “Tãozinho” (Patriota) convocaram uma audiência pública sobre segurança, que será realizada nesta quinta-feira (1º), na Câmara Municipal de Itabira. O encontro é aberto ao público.
De acordo com o gabinete da vereadora Rose Félix, estão confirmadas as presenças de Patrícia Freitas, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Itabira (OAB Itabira); João Paulo Júnior, presidente do Conselho da Comunidade na Execução Penal; Tenente Isaac Duque, da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG); Bruno Yogui e Jorge Victor, promotores de Justiça; Edson do Carmo Taveira “Edinho Karatê”, do Conselho Municipal de Segurança Pública; Maria das Graças, da Interassociação; e representantes do Conselho Tutelar.
O secretário Estadual de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, foi convidado para participar da audiência, já que a segurança pública é uma reponsabilidade do Governo de Minas Gerais. Ele justificou que está de férias e não poderá comparecer ao encontro.