Site icon DeFato Online

Heraldo assume presidência da Câmara em tom conciliador: “faremos uma gestão de colaboração com os demais poderes”

Câmara: Heraldo assume presidência em tom conciliador: "faremos uma gestão de colaboração com os demais poderes"

Heraldo Noronha - Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Eleito presidente da Câmara Municipal de Itabira com apoio da base de oposição ao prefeito Marco Antônio Lage (PSB), o vereador Heraldo Noronha Rodrigues (PTB) adotou um tom conciliador em seu discurso de posse, no último domingo (1º). O petebista destacou a importância do diálogo entre poderes — ressaltando que os parlamentares são próximos da população e, por isso, conhecem as suas demandas. “A democracia clama e necessita de um comportamento harmônico entre os poderes”, afirmou.

Heraldo Noronha presidirá o Legislativo itabirano pelos próximos dois anos, 2023 e 2024. Nesse período, ele terá Luciano Gonçalves dos Reis “Sobrinho” (MDB) como vice-presidente; Júlio César de Araújo “Contador” (PTB) como primeiro secretário; e Sebastião Ferreira Leite “Tãozinho” (Patriota) como segundo secretários. “O presente momento se reveste de grande importância e alegria e, ao mesmo tempo, se mostra necessário relembrar a responsabilidade de que faremos uma gestão intensa e de colaboração com os demais poderes, em especial o poder Executivo, exercendo com ética, probidade e decência sem jamais nos omitir do nosso dever de legislar e fiscalizar”, discursou.

Heraldo Noronha discursa na tribuna da Câmara de Itabira – Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Ao contrário do que se viu em diversos momentos ao longo de 2022, quando Heraldo Noronha se mostrou crítico a atual gestão do município, o primeiro discurso do novo presidente buscou reforçar, em diferentes partes, a necessidade de o Executivo e o Legislativo afinarem o tom e melhorar o diálogo.

“A relação do vereador com o povo é essencial para o conhecimento das demandas da sociedade, a razão pela qual se mostra necessário um diálogo maior entre Executivo e Legislativo, independentemente do posicionamento político assumido por nós, parlamentares, pois a democracia clama e necessita de um comportamento harmônico entre os poderes”, destacou.

Heraldo Noronha também utilizou o seu discurso para lamentar a morte de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, e do papa emérito Bento XVI. “O que deixa o mundo triste pelas mortes deles, mas consciente das valorosas contribuições que ambos deixaram”, disse.

Heraldo Noronha assina o seu termo de posse – Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Em tempo

A solenidade de posse de Heraldo Noronha contou com a participação do vice-prefeito, Marco Antônio Gomes (PL); do chefe de gabinete do prefeito e ex-procurador jurídico do Legislativo, Hugo Henrique Gomes; do secretário de Governo e vereador licenciado, Bernardo de Souza Rosa (Avante); e da presidente da 52ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Itabira), Patrícia de Freitas.

Dos 17 parlamentares itabiranos, somente dois não estiveram na cerimônia de posse da nova mesa diretora da Câmara: Marcelino Freitas Guedes (PSB) e Neidson Dias Freitas (MDB).

Vereadores posam com a nova mesa diretora da Câmara – Foto: Gustavo Linhares/DeFato
Exit mobile version