Começou nesta terça-feira (16) a campanha eleitoral para os candidatos que disputarão os cargos de presidente da República, governador estadual, senador e deputados federal e estadual. Em Itabira, o pleito 2022 reserva uma disputa à parte entre dois vereadores: Neidson Dias Freitas (MDB) e Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB). Os dois tentam uma vaga na Câmara dos Deputados e, historicamente, se mantém em campos políticos distintos.
Entre 2017 e 2020, durante a gestão Ronaldo Lage Magalhães (PTB), Neidson Freitas liderou a base situacionista na Câmara de Itabira — chegando, inclusive, a ocupar os cargos de líder do governo e presidente do Legislativo. Durante esse período, ele travou diversos embates com Weverton Vetão, principal opositor ao então governo municipal. Porém, desde 2021, quando Marco Antônio Lage (PSB) assumiu a Prefeitura de Itabira, o cenário se inverteu: com Weverton Vetão assumindo a presidência do Legislativo e a liderança do grupo situacionista enquanto Neidson Freitas se tornou uma das vozes centrais de oposição.
O antagonismo entre os dois políticos ganha novos contornos com as eleições 2022. Os dois disputam o voto do itabirano de olho em uma das cadeiras para deputado federal, o que pode acirrar ainda mais as discussões entre eles — que já costumam ter debates acalorados no plenário da Câmara de Itabira, a exemplo do duelo protagonizado pelos adversários durante a primeira reunião ordinária de agosto (leia aqui).
Diante de um cenário de acirrada disputa, Neidson Freitas conversou com o portal DeFato e comentou sobre o início da campanha eleitoral. “Iniciamos a campanha com muito otimismo e a convicção de que Itabira e região terá o seu deputado federal. Já tem alguns meses que estamos trabalhando na pré-campanha, conscientizando as 27 cidades irmãs, que fazem parte de uma região em que os recursos não chegam a contento”, afirma.
“A nossa região possui mais de 350 mil eleitores e há mais de 24 anos não tem um deputado federal. O último foi o Li [Guerra] e, desde então, nós perdemos essa interlocução direta com Brasília, com alguém com efetiva influência para direcionar recursos para a nossa região. Um deputado federal tem, hoje, R$ 18 milhões em emendas por ano e não conseguimos perceber esses investimentos chegando em nossa região. Dentro de Itabira temos 92 mil eleitores, o que e suficiente para eleger os deputados da cidade, tanto estadual quanto federal”, completa Neidson Freitas.
O portal DeFato também procurou Weverton Vetão para falar sobre o início da corrida pelos votos. Ele, porém, optou por não responder aos questionamentos. O espaço segue aberto caso o candidato resolva se manifestar.