Terminou na última quinta-feira (15) o prazo para que os postulantes a prefeito, vice-prefeito e vereador fizessem o registro de candidatura na Justiça Eleitoral. Agora, a partir desta sexta-feira (16), está autorizado o início da campanha eleitoral — com os candidatos podendo ir às ruas pedir o voto do eleitorado. Em Itabira, há quatro pessoas na disputa pela Prefeitura Municipal e outras 220 tentando uma das cadeiras na Câmara de Vereadores.
Para o Executivo, os quatro candidatos a prefeito e vice-prefeito de Itabira, em ordem alfabética, são:
- João Izael Querino Coelho (PMN), que comandou a Prefeitura Municipal de 2005 a 2012, por dois mandatos seguidos. Ele terá como vice o empresário Pedro Fortunato “Olintão”, do PL. Eles encabeçam a coligação “Itabira em Boas Mãos”, que conta também com o Avante e o apoio informal do Novo, que não disputa a eleição municipal deste ano;
- Marco Antônio Lage (PSB), que após quatro anos como prefeito tenta a reeleição. O seu vice será o médico e pastor evangélico Marco Antônio Gomes (PRD), repetindo a dobradinha que venceu o último pleito. Eles estão à frente da chapa “Nossa Bandeira é Itabira”, que também conta com PDT, Solidariedade, PT e a federação PSOL/Rede Sustentabilidade;
- Neidson Dias Freitas (MDB), que concorre pela primeira vez ao cargo de prefeito, mas acumula 20 anos de experiência na vida pública — e quatro mandatos de vereador. A também vereadora Rosilene Félix Guimarães “Rose” (PSD) será a sua candidata a vice. Na chapa “Frente Itabira para os Itabiranos”, eles têm o apoio de Republicanos, PP, Podemos e da PSDB/Cidadania;
- Ronaldo Antônio de Paula “Ronaldinho Teteco” (PRTB), servidor público há 28 anos e que atua como fiscal da Vigilância Sanitária, vai para o pleito com a advogada e pastora Elaine Gomes, do mesmo partido, como candidata a vice-prefeita. Eles formam uma chapa “puro-sangue”, sem apoio de outras legendas.
Legislativo
Houve uma redução no número de concorrentes a vereador em Itabira se comparado com a última eleição municipal. Em 2020, 274 pessoas colocaram o seu nome para apreciação do eleitorado. Quatro anos depois, o número de postulantes ao Legislativo caiu para 220 — mas, ainda assim, a disputa será bastante acirrada. Atualmente, a Câmara Municipal conta com 17 cadeiras. Dessa forma, são 12,9 candidatos por vaga no Legislativo.
Mesmo que a eleição só aconteça no dia 6 de outubro, já é possível determinar que Itabira contará com três novos vereadores a partir de 2025. Neidson Freitas e Rose Félix formaram uma chapa para concorrer à prefeitura e, portanto, não retornam ao Legislativo no próximo ano.
Já Carlos Henrique da Silva “Carlinhos Sacolão” (PSDB) decidiu não concorrer neste pleito para apoiar o seu filho Carlos Henrique da Silva (Solidariedade). Por outro lado, 14 dos 17 atuais parlamentares vão tentar a reeleição.
Para conferir a lista com todos os concorrentes a prefeito, vice-prefeito e vereador, basta clicar aqui e acessar o portal de divulgação de candidaturas e contas eleitorais.
Rádio e TV
Apesar de a campanha eleitoral ter iniciado nesta sexta-feira, a propaganda gratuita no rádio e na televisão começa apenas no dia 30 de agosto, podendo ser veiculada até o dia 3 de outubro — três dias antes da eleição.
Nas cidades em que há o segundo turno, o que não é o caso de Itabira, também haverá propaganda eleitoral no rádio e na TV de 11 a 25 de outubro.