Volkswagen inaugura Laboratório de Protótipo Virtual

Imagine-se num modelo inexistente fisicamente, visualizando o seu interior e exterior em detalhes, além de abrir portas e capô

Volkswagen inaugura Laboratório de Protótipo Virtual

Imagine-se num modelo Volkswagen inexistente fisicamente, visualizando o seu interior e exterior em detalhes, além de abrir portas e capô. Essa é a parte inicial do processo de desenvolvimento de veículos da Volkswagen do Brasil, que lançou no final do mês de maio seu Laboratório de Protótipo Virtual na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Nenhum espaço, o tempo da Engenharia de Protótipos e uma tecnologia de ponta para se tornarem reais os carros que saem lançados futuramente.

“A Nova Volkswagen é movida pela inovação. Estamos utilizando recursos tecnológicos como realidade virtual e realidade aumentada para otimizar o desenvolvimento de novos produtos, tornando o processo ainda mais eficaz, diz o vice-presidente de Desenvolvimento de Produto, Baureihe & Estratégia SAM da Volkswagen do Brasil e da Região América do Sul, Dr. Markus Kleimann.

Como é o trabalho de criação?

O time do Prototype Virtual da Volkswagen do Brasil recebe informações das áreas de Design e Engenharia do Produto e da consolidaçao do projeto em softwares de realidade virtual e aumentada. As imagens são tão perfeitas que podem ser visualizadas texturas, núcleos, vãos e encaixes com o necessário. Também é possível fazer mudanças com apenas um toque, como núcleos, acabamentos e opcionais.

Laboratório de Protótipo Virtual

Com o protótipo virtual estruturado em um software, como áreas de simulação dentro da unidade de controle, acústica, aerodinâmica, durabilidade, entre outros pontos. Os testes de ativação são realizados na sequência.

Equipamentos de última geração

O Laboratório de Protótipo Virtual da Volkswagen contém equipamentos da alta tecnologia. Destaque para o cockpit de visualização, que é uma carroceria composta por chassi, bancos, painel e volante, sem acabamento. Sentada, a pessoa consegue ver e sentir, por meio dos óculos de realidade virtual, todos os detalhes do interior do futuro veículo, enxergando núcleos, texturas e todas as peças.

Laboratório de Protótipo Virtual

Também é possível interagir, abrindo as portas virtualmente. E ao sair do veículo, visualizar, por realidade virtual, todos os detalhes do exterior, abrir o capô e até ver as partes mecânicas e as suas próprias montagens.

Para obter o trabalho em equipe, todas as imagens que o profissional está vendo por meio dos óculos de realidade virtual, são reproduzidas em tempo real em um monitor de 60 ”instaladas na sala.

O Laboratório conta também com a capacidade de realidade aumentada, que permite mesclar os ambientes físico e virtual. Com uma tecnologia, este é o modelo para a tela física e projetar sua imagem na tela, onde as mudanças e mudanças são feitas na hora e analisadas no ambiente virtual.

Laboratório de Protótipo Virtual

Outra tecnologia é o projector de alta resolução, que não é um plano de visualização de vídeos em tamanho ampliado e com o máximo de detalhes, inclusive conseguindo um zoom impressionante para o nível de qualidade de cada textura, vão, entre outros pontos. (Fonte Volkswagen)