Barão de Cocais implanta novo método de combate a dengue

A partir da informação de que algumas cidades de São Paulo estariam utilizando um método natural para auxiliar nas campanhas de combate à dengue, o prefeito de Barão de Cocais, Geraldo Abade das Dores, instruiu as equipes das secretarias de Meio Ambiente, Obras e Saúde para buscarem mais informações sobre o uso da Crotolária juncea como […]

A partir da informação de que algumas cidades de São Paulo estariam utilizando um método natural para auxiliar nas campanhas de combate à dengue, o prefeito de Barão de Cocais, Geraldo Abade das Dores, instruiu as equipes das secretarias de Meio Ambiente, Obras e Saúde para buscarem mais informações sobre o uso da Crotolária juncea como método de apoio na prevenção à doença.
 
Wanildo Alves Lopes, coordenador da Vigilância Epidemiológica de Barão de Cocais, disse que o método da Crotalária juncea é uma forma ambientalmente adequada de controle sobre a transmissão da dengue. Mas alerta que a planta não dispensa os cuidados de cada cidadão com sua residência e com os espaços públicos. Todos os procedimentos tradicionalmente recomendados devem continuar sendo aplicados.
 
Inicialmente, funcionários da prefeitura plantaram um lote de 280 mudas em regiões do município onde houve maior incidência dos focos da dengue. Outras mil mudas já foram compradas.
 
Daniel Geo, paisagista responsável pela manutenção das praças municipais, informou que o uso da planta no combate ao mosquito se deu após estudos realizados em São Paulo, que indicam a eficácia de sua utilização. As flores da Crotolaria juncea atraem as libélulas, que se alimentam das larvas e do mosquito adulto.
 
“Esta é uma forma nova de combate ao mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti): o controle biológico do inseto é feito através do cultivo planta, que  é uma leguminosa, geralmente usada para adubação verde e controle de nematóides nos solo, que atrai as libélulas.

Serviços relacionados