Com o início das chuvas, Itabira começa mobilização contra a dengue

O assessor de comunicação da Prefeitura Municipal de Itabira, Fernando Silva, disse que a cidade já está realizando um trabalho de prevenção ao mosquito da dengue (Aedes aegipty), pois o período considerado crítico – a época de chuvas – já começou.   De acordo com Fernando Silva, são realizadas reuniões todas as quintas-feiras, com as […]

O assessor de comunicação da Prefeitura Municipal de Itabira, Fernando Silva, disse que a cidade já está realizando um trabalho de prevenção ao mosquito da dengue (Aedes aegipty), pois o período considerado crítico – a época de chuvas – já começou.
 
De acordo com Fernando Silva, são realizadas reuniões todas as quintas-feiras, com as equipes que irão trabalhar no combate à doença, com o intuito de orientá-los sobre como as instruções devem ser repassadas à população.
 
Controle
O controle é feito basicamente por meio do combate ao mosquito vetor, principalmente na fase larval do inseto. Deve-se evitar o acúmulo de água em possíveis locais de desova dos mosquitos. Quanto à prevenção individual da doença, aconselha-se o uso de janelas teladas, além do uso de repelentes.
 
É importante tratar de todos os lugares onde se encontram as fases imaturas do inseto, neste caso, a água. O mosquito da dengue coloca seus ovos em lugares com água parada limpa. Embora na fase larval os insetos estejam na água, os ovos são depositados pela mãe na parede dos recipientes, aguardando a subida do nível da água para eclodirem.
Veja na figura abaixo como contribuir para a prevenção da propagação do mosquito da dengue. Mais informações: Vigilância Epidemiológica (31) 3839 – 2665.

Serviços relacionados