Doação de sangue cai 30% em Minas e estoques do Hemominas estão prejudicados
A Fundação Hemominas registrou, neste mês de outubro, queda de cerca de 30% na doação de sangue em todo o Estado. A diminuição de doadores, segundo o órgão, pode ser atribuído às mudanças climáticas, como o calor intenso e as chuvas. Em Belo Horizonte, a queda de doação atingiu, principalmente, os grupos sanguíneos negativos e […]
A Fundação Hemominas registrou, neste mês de outubro, queda de cerca de 30% na doação de sangue em todo o Estado. A diminuição de doadores, segundo o órgão, pode ser atribuído às mudanças climáticas, como o calor intenso e as chuvas.
Em Belo Horizonte, a queda de doação atingiu, principalmente, os grupos sanguíneos negativos e os que são do grupo O positivo. Em Uberaba e Patos de Minas a situação é ainda pior. Nessas cidades, a queda no comparecimento de doares chegou a 50%.
Por isso, o Hemominas convoca todos os cidadãos com boa saúde, peso acima de 50 quilos, idade entre 18 e 65 anos, que não tenham ingerido bebida alcoóliga nas últimas 12 horas, que não tenham tido hepatite após os 10 anos de idade ou tenha doença de chagas, a comparecerem em alguma das unidades.
Em Belo Horizonte, o hemocentro fica na Alameda Ezequiel Dias, 321, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 21hs; e aos sábados, das 7h às 18h.
O endereço, horário de atendimento e telefone de outras unidades espalhadas pelo Estado podem ser encontrados no site www.hemominas.mg.gov.br.