Itabira tem 306 casos de portadores do HIV

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é lembrado no dia 1º de dezembro, quinta-feira. Segundo informações do setor de DST/Aids, da secretaria municipal de Saúde de Itabira, o município tem 306 pacientes portadores da doença (171 masculino e 134 femininos). Existem dados de mulheres casadas que também são soropositivas, “mas ainda é muito […]

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é lembrado no dia 1º de dezembro, quinta-feira. Segundo informações do setor de DST/Aids, da secretaria municipal de Saúde de Itabira, o município tem 306 pacientes portadores da doença (171 masculino e 134 femininos). Existem dados de mulheres casadas que também são soropositivas, “mas ainda é muito variado”, avalia Maísa Mara Lage Colombo, coordenadora do programa DST na cidade.

O número não está acima da média no Brasil, que representa 0,6 % da população. Como medida de contenção ao avanço da doença e incentivo à prevenção, durante todo ano, profissionais de saúde fazem distribuição de preservativos e orientam profissionais do sexo e pacientes sobre os cuidados quanto à infecção.

Entre diversas outras ações, são oferecidas oficinas para portadores da doença, kits em palestras educativas, vales-transporte para pacientes carentes para consulta médica e exames e projetos de capacitação de profissionais da área de saúde e de referência em DST.

Dia Mundial de Combate à Aids

Diversos países estão se preparando para as ações estratégicas de combate à Aids. Em Itabira, iniciativas para a data estão programadas. A Coordenação Municipal em DST/Aids realizará, nesta quarta-feira, 30 de novembro, apresentações da peça teatral “Balada”, na Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (Eemza), com a proposta de levar aos alunos informações sobre seus direitos em viver a sexualidade, ter acesso ao preservativo e à informação. As apresentações serão às 9, 14 e 19 horas, com distribuição de panfletos.

Nesta quinta, 1º de dezembro, a equipe de DST estará em uma tenda no Mercado Municipal, fornecendo informações e fazendo a distribuição de preservativos, das 8h30 às 14 horas.

Tratamento disponível atualmente

De acordo com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Aids (UNAIDS), a ampliação do tratamento antirretroviral – que é uma medicação contra as infecções, que reduzem o crescimento do vírus HIV – conseguiu evitar a morte de aproximadamente 2,5 milhões de pessoas em países de baixa e também média renda, desde 1995. Devido à propagação do tratamento, 34 milhões de pessoas eram portadoras do vírus HIV, no ano de 2010. Esse é um número recorde, devido à expansão de tratamentos que prolongam a vida dos soropositivos, segundo informações das Nações Unidas.

 

Serviços relacionados