Samu de Itabira terá tecnologia de ponta para atendimento a emergência cardíaca
O encontro contou com a presença de Alcides Escolástico Gonçalves- secretário Municipal de Saúde, Rosana Linhares- coordenadora da urgência/emergência e o médico Júlio Lage, coordenador do Samu na cidade
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Itabira agora conta com tecnologia de ponta para o atendimento cardiológico de urgência. Na manhã dessa quarta-feira, o aparelho Heart View foi apresentado ao prefeito João Izael Querino Coelho.
O encontro, que aconteceu no gabinete do prefeito, contou com a presença de Alcides Escolástico Gonçalves- secretário Municipal de Saúde, Rosana Linhares- coordenadora da urgência/emergência e o médico Júlio Lage, coordenador do Samu na cidade.
O novo sistema de atendimento é fruto de uma parceria do Ministério da Saúde com o hospital do Coração de São Paulo. O médico e ex-ministro da Saúde, Adib Jatene, é o coordenador nacional do programa.
Por meio do Heart View, o paciente faz um eletrocardiograma de emergência dentro da ambulância. Os dados obtidos são encaminhados a um médico plantonista numa central do hospital do Coração, em São Paulo, via telefone celular. A resposta é imediata. Com cerca de cinco minutos, o resultado do eletrocardiograma e o diagnóstico clínico aparecem na tela do celular. Essa informação também é recebida no correio eletrônico da unidade móvel.
João Izael teve a oportunidade de assistir a uma apresentação prática da novidade tecnológica. Na ocasião, um voluntário recebeu o resultado do eletrocardiograma e laudo médico, diretamente da capital paulista, em apenas 4min e 30s. Na opinião do prefeito, essa novidade tecnológica representa um ganho muito importante para o sistema de saúde de Itabira. “Há pouco tempo, estávamos batalhando pela manutenção do Samu em nossa cidade. Só alcançamos esse objetivo (a manutenção do Samu) depois de cansativas reuniões em Belo Horizonte e Brasília. Agora, como recompensa, estamos recebendo uma nova ambulância, que funcionará com essa importante tecnologia. Com isso, o Samu passará a prestar um serviço bem mais qualificado para a população”, prevê João Izael.
Júlio Lage, coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no município, informou que Itabira será um dos primeiros municípios do Brasil a contar com o Heart View. “Esse aparelho, que é fabricado em Uberaba, representa um avanço muito importante no atendimento cardiológico de urgência. O Heart View, acima de tudo, significa mais rapidez e eficiência no atendimento. Com ele o paciente receberá um diagnóstico bem rápido, diretamente do hospital do Coração, em São Paulo. Além disso, o médico itabirano e o paulista podem trocar ideias sobre o quadro do paciente, pelo celular. Itabira, que será um dos primeiros municípios brasileiros beneficiados com essa tecnologia, dará um salto de muita qualidade no atendimento móvel de urgência”, garante Júlio Lage.
Alcides Escolástico também adiantou mais duas novidades para a saúde de Itabira. “Ainda em relação aos investimentos na saúde, gostaria de destacar que a Prefeitura implantou o Núcleo de Educação Permanente, que será uma importante ferramenta para o treinamento da equipe do Samu e dos médicos dos PSFs, uma iniciativa em parceria com o hospital Oswaldo Cruz de São Paulo. As nossas unidades móveis também já contam com desfibriladores e oxímetros de pulso”, enumerou o secretário.