Secretaria de Saúde prepara plano de ação para combater escorpiões no Jardim dos Ipês
Alcides Escolástico quer solução para o problema
O secretário de Saúde, Alcides Escolástico, e a chefe do setor de Vigilância em Saúde, Tereza Cristina Oliveira Andrade Horta, disseram que a partir da próxima segunda-feira, 9, até o dia 13 serão realizados os levantamentos no bairro para avaliar a gravidade do problema. A partir desse monitoramento serão definidas as medidas higiênicas básicas a serem tomadas. “Iremos mobilizar uma equipe para realizar um diagnóstico, levantar as possíveis causas do aglomerado (de escorpiões) e montar um plano de ação”, definiu o secretário.
Tereza Horta verificou junto ao setor e confirmou terem havido algumas reclamações de residentes quanto à presença de escorpiões no local em questão, mas que agentes de saúde foram até o bairro e atenderam pontualmente. Ela esclareceu que já faz parte da rotina de trabalho da Vigilância em Saúde aplicar tratamentos nas canalizações das redes pluviais, com produtos químicos.
A chefe da Vigil6ancia foi categórica ao afirmar que o auxilio da comunidade é de extrema importância para sanar o problema. “Grande parte do combate será pela ação da população. O sucesso de nossa operação depende da conduta dos moradores”, resumiu.
Principais medidas de prevenção
§ Manter limpos quintais e jardins, não acumulando folhas secas, lixo e entulhos;
§ Remanejar periodicamente materiais de construção que estejam armazenados, usando luvas de raspa de couro para proteger as mãos;
§ Colocar o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos;
§ Rebocar frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não apresentem vãos;
§ Limpar periodicamente ralos de banheiros;
§ Proteger os predadores naturais dos escorpiões, como calangos, lagartixas, lacraias, corujas, sapos, macacos e galinhas;
§ Usar telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques;
§ Conservar camas e berços afastados, no mínimo 10 centímetros da parede;
§ Não pendurar roupas na parede e evitar que lençóis toquem o chão.
O telefone do Setor de Vigilância em Saúde em Itabira é: (31) 3839-2675