Site icon DeFato Online

Candidato a reitor: Marcel Parentoni apresenta propostas para o futuro da UNIFEI

Unifei: Marcel Parentoni vence eleição e lidera lista tríplice para reitor; definição será feita pelo presidente Lula

Foto: Reprodução/Redes sociais

Os professores Marcel Parentoni e Janaina Santos, candidatos ao cargo de reitor e vice-reitora da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), apresentaram suas propostas para a DeFato.

Os docentes destacaram o planejamento estratégico e sugestões baseadas nos desafios que a instituição precisa superar.

Parentoni detalhou as iniciativas para o desenvolvimento e aprimoramento da Universidade. “Inicialmente é importante destacar que nossa proposta se baseia fortemente no estabelecimento de uma gestão com foco centrado na pessoa. Portanto, iniciamos com propostas que visam a motivação, a valorização e o respeito aos nossos (as) servidores (as) técnico-administrativos e docentes, bem como para nossos discentes”, salienta.

O candidato também revelou as principais necessidades da instituição para avançar em estratégias e implementação de programas planejados. “Na nossa visão, uma das maiores preocupações, hoje, na Unifei, é a atração de alunos e a permanência desses alunos na instituição. Portanto, apresentamos um grande foco no investimento em ações relacionadas à graduação e ao acolhimento, assistência e permanência estudantil. Outro grande desafio, também em especial no Campus de Itabira, é a consolidação da cultura de pesquisa e pós-graduação, o que demanda uma política de investimentos específicos e continuados. Em termos da extensão universitária, atualmente, no nosso entender, a Unifei está muito aquém do ideal, em termos da regulamentação, organização e apoio institucional necessário para a completa implementação da estratégia de curricularização da extensão. Esta realidade, além da dedicação no esforço organizacional, exigirá expansão e fortalecimento de parcerias entre a Unifei e a sociedade itabirana e itajubense, a partir do estreitamento de relações dialógicas com espaços de cultura, escolas, empresas e movimentos sociais organizados. Ao longo de nosso plano abordamos propostas de reestruturação organizacional, de estabelecimento de programas e também de desenvolvimento de temas específicos tanto na área acadêmica quanto na administrativa”, enumerou Marcel.

Os novos órgãos planejados para lançamento na instituição e suas respectivas finalidades foram especificados. “A Pró-Reitoria de Apoio à Permanência Estudantil assumirá o compromisso de oferecer aos(às) discentes matriculados(as) nos cursos de graduação da Unifei diversos tipos de apoio que possam contribuir com a permanência e a conclusão exitosa de seus cursos”, ressaltou.

Parentoni informa também que será implementada a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação com uma melhor estruturação da área de pesquisa, e por consequência da pós-graduação e da extensão. “A estrutura central desta proposta se dá a partir da compreensão de que ela deve abranger o ciclo completo, desde a pesquisa básica até a inovação, objetivando o máximo valor agregado na produção do conhecimento”, detalha.

Também se destaca que esta proposta visa aprimorar a atuação do pró-reitor, buscando uma gestão mais estratégica no desenvolvimento e fortalecimento da pesquisa e da inovação, ao utilizar de forma mais eficiente a estrutura administrativa sob sua responsabilidade.

O candidato a reitor lamenta o atraso no cronograma das obras do campus de Itabira. “Aqui, no campus de Itabira, nos relatam dificuldade de acesso à informação e transparência, não sabemos o que está acontecendo porque a obra está atrasada, porque o prédio não evolui, não se vê gente trabalhando. Uma clara falta de comunicação. O fato é que os três prédios estão atrasados, a previsão de entrega era dezembro de 2022. Quando nós saímos da gestão em dezembro de 2020, fomos impedidos de continuar a gestão. O cronograma estava de acordo, e era obviamente a expectativa de ficar pronto todos os três prédios ali em dezembro de 2022. Já falei da descontinuidade dos outros acordos firmados de maneira muito pública e transparente, o que eu acho um absurdo a própria administração atual assumir que não teve interesse em continuar ou não se sentir na posição de algo que publicamente tinha sido acordado entre os parceiros, mas fato é que a coisa se agrava porque para além dos resultados a própria administração da UNIFEI. “25 /10/2022 devagar quase para Unifei, instituição responsabiliza Vale e Prefeitura pelo atraso nos prédios” administração Universidade Federal de Itajubá ano de 2022. Isso na nossa visão cria totalmente o descrédito entre os parceiros, tanto que a gente entende que é uma situação que há necessidade de resgatar a saúde parceria, só pode ser obviamente resgatado se houver uma nova gestão na Unifei”, finaliza Marcel.

Exit mobile version