Site icon DeFato Online

Canil de Barão de Cocais já tem mais de 100 animais resgatados

Canil recebe cães resgatados nas ruas de Barão de Cocais - Foto: Acom PMBC

O canil contratado pela Prefeitura de Barão de Cocais completou seis meses de atuação. A estrutura segue com o trabalho de cuidar dos animais de pequeno porte resgatados nas ruas da cidade. Mais de 100 animais, entre cães e gatos, estão no local. Muitos deles já sofreram com maus tratos e, depois de resgatados, foram vacinados, castrados e recebem tratamento adequado.

“Todos os animais recolhidos, assim que chegam aqui, são examinados, recebem vacina antirrábica e vermífugo”, explica Lucas Vieira Assis, proprietário do canil. “Eles passam por uma triagem feita pelo médico veterinário, são identificados por foto e também recebem um cartão vacinal”, completa.

Para melhor acolhimento um sistema de separação dos bichos é feita pela empresa. “Temos uma forma de separação dos cães. Depois de analisados, eles seguem para o pátio e são separados entre machos e fêmeas, filhotes e animais em tratamento contra alguma doença. Dessa forma, o atendimento tem um melhor resultado. Funcionários cuidam diariamente da limpeza e alimentação dos cães e gatos”, explica Lucas.

De acordo com o contrato em vigor, a empresa tem responsabilidade na apreensão, transporte e armazenamento dos animais capturados.

Profissionais cuidam da saúde dos cães no canil – Foto: Acom PMBC

Doações

Após um período de dez dias, o animal que não for resgatado é encaminhado para adoção. Além do trabalho realizado, o canil também organiza divulgação de fotos dos animais e feiras de exposição para doação.

Para retirada do canil, o dono do animal resgatado nas ruas deve comparecer ao balcão da prefeitura e solicitar uma guia de pagamento referente a taxa de apreensão. Daí, apresentar o comprovante de pagamento no local onde aquele animal está apreendido. O proprietário deverá levar uma cópia de seus documentos pessoais (Identidade e CPF) e comprovante de endereço.

O canil está localizado no Sítio GW, na comunidade da Valéria, na MG 129, próximo a Catas Altas, distante cerca de 20 quilômetros do perímetro urbano de Barão de Cocais. Para mais informações e pedidos de recolha de animais o cidadão deve entrar em contato pelo (31) 3837- 7645, telefone do Departamento de Vigilância Sanitária e Zoonoses .

Exit mobile version