Site icon DeFato Online

Capoeira volta à Câmara após se afastar por causa de filho em grupo de risco para Covid-19

Ronaldo Capoeira

Foto: Thamires Lopoes/DeFato

A pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, mudou a vida de milhares de pessoas em todo o mundo. Em Itabira, o vereador Ronaldo Meirelles de Sena “Capoeira” (PSDB) teve sua rotina diária completamente alterada. Além de ocupar um cargo na Câmara Municipal, Ronaldo Capoeira trabalha na Vale e atua diretamente em projetos sociais. No entanto, para proteger seu filho, que pertence ao grupo de risco para a Covid-19, ele foi obrigado a se afastar de todas as atividades e cumprir o isolamento domiciliar por cerca de dois meses. 

“Não foi fácil. Imagine uma pessoa que tem várias formas de trabalhar. Ao parar de uma vez, realmente, não é fácil nos primeiros dias. Até completar dois meses, nós ficávamos só dentro de casa mesmo. Íamos só até o supermercado comprar o necessário. Os projetos sociais tiveram que parar, porque não pode ter aglomeração, e a gente respeita isso. Ninguém quer encarar essa doença de frente. Todo mundo tem medo. Quem vai duvidar do vírus? Não tem como duvidar. Quem vai pular na frente dele? Eu não quero”, comentou o vereador nesta terça-feira (16), ao retornar à Câmara.

Ronaldo Capoeira tem um filho com anemia falciforme. Portadores da doença são considerados grupo de risco para desenvolver formas graves da Covid-19, devido ao quadro de imunossupressão crônica, especialmente pela asplenia funcional. Por isso, o vereador foi recomendado a se afastar do trabalho. “Tenho os relatórios médicos, estou acompanhando bem de perto, só quem tem em casa sabe”, disse.

Ele conta que no começo da pandemia, ficou muito assustado com as centenas de milhares de casos em todo o mundo. Durante o tempo que esteve afastado, participou virtualmente de algumas reuniões do Legislativo.  

“A gente vê que tomando os devidos cuidados, podemos retornar, com muita cautela. Por um tempo vamos ter que acostumar com essa situação. Espero que esse vírus morra o mais rápido possível e a gente não venha a ter mais problemas. Graças à Deus na nossa cidade tem pessoas apenas uma pessoa internada. Tomara que a gente vença essa doença o mais rápido possível para voltar logo à normalidade”, ponderou.

O vereador citou os impactos econômicos e sociais causados pela pandemia, como as milhares de mortes, o aumento dos casos de depressão e desemprego. Ele lembrou que “todo mundo quer trabalhar”, mas pediu que as pessoas saiam de casa apenas para o necessário e tome os devidos cuidados.

O retorno de Ronaldo Capoeira à Vale ainda não foi autorizado, cabe ao setor de Medicina do Trabalho da mineradora a liberação para retomada das atividades.

Exit mobile version