O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, nomeou o novo responsável pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), nesta terça-feira (15).
Carlos Eugênio Fonseca Dutra, que assume o lugar do ex-secretário Breno Pires, é técnico e engenheiro mecânico por formação. Atuou como marqueteiro, trabalhando na empresa Fiat durante 40 anos. Além disso, Dutra pode ser considerado um empresário de longa carreira.
A cerimônia de posse aconteceu na sede da Acita (Associação Comercial de Itabira), e contou com a presença de diversos secretários da Prefeitura, responsáveis e representantes de empresas – como a Vale e a Fiemg – e o público interessado.
A abertura aconteceu às 8h da manhã com uma apresentação da Acita, promovida pelo integrante do corpo diretor e ex-presidente da associação, Eugênio Müller. Logo em seguida, aconteceu a leitura e assinatura do termo de posse do novo secretário e a entrega do decreto de sua nomeação, realizada pelo prefeito.
Dutra assumiu o cargo e discursou sobre suas expectativas e possibilidades para a nova função. Em sua fala, trouxe apontamentos sobre as perspectivas da construção do desenvolvimento econômico no município:
“Para fazer esse trabalho todo de desenvolvimento econômico, a gente pensou em trabalhar com um sistema de tríplice hélice. O que é a tríplice hélice? Poder público, com a produção de negócios (…); conhecimento, que vem através, principalmente, das instituições de terceiro grau (…) e, finalmente, o que a gente chama de sociedade civil organizada. E aí eu cito a Acita de modo muito específico, que vai nos ajudar e vai ser o braço empreendedor dessa jornada. Então essa tríplice hélice é o que vai ser o critério do nosso programa de desenvolvimento econômico.”
Contudo, nossa equipe de reportagem questionou ao novo secretário quais estratégias ele pensa em implementar para promover a prática da diversificação econômica e atrair grandes empresas (citadas, inclusive, por ele e pelo prefeito), que são importantes para a oferta de emprego, aumento de arrecadação municipal e, também, para diversificar a economia do Município. Ao que Dutra nos respondeu ainda estar construindo:
“É um pouco cedo para eu te falar com detalhes da estratégia, mas o que a gente precisa ter agora é a criação do ‘produto Itabira’. O que é o produto Itabira? É esta cidade e região que a gente pretende que acolha uma sede de indústria, então a primeira coisa é criar o produto Itabira. Isso significa entender bem a cidade e os seus aspectos, principalmente socioeconômicos. Juntar ali tudo o que puder ser oferecido para que essas venham para cá (…), para que a gente possa vender esse ‘produto Itabira’ para as empresas.”
O prefeito, Marco Antônio Lage, também discursou na cerimônia e abordou diversos assuntos em sua fala. Dentre eles, mencionou a necessidade de eleger um deputado estadual neste ano, para fortalecer as bases políticas e, portanto, trazer desenvolvimento e verbas para o município.
Entre o público presente estava o ex-prefeito João Izael, que foi citado pelo prefeito.
O prefeito também destacou a importância da troca de secretários, que tem sido muito frequente em seu governo, para a adequação dos gestores ao cargo e execução de um melhor trabalho.