Acostumado às cores amarelo e vermelho? Saiba que um cartão azul poderá ser incorporado ao futebol em um futuro próximo. A informação é do jornal inglês The Telegraph, que afirma que os detalhes da novidade serão divulgados nesta sexta-feira (9) pela International Football Association Board (Ifab). Em março, a entidade decidirá ou não pela aprovação da medida em um congresso anual.
O principal objetivo do cartão azul é punir lances antidesportivos ocorridos nas partidas. A ideia é remover, por dez minutos, jogadores que praticarem simulação, faltas de antijogo ou desrespeitarem o árbitro. No caso de dois cartões azuis ou um amarelo e um azul, o atleta será imediatamente expulso da partida. A expectativa, diz o Telegraph, é que os testes comecem no verão europeu.
Porém, é importante enfatizar que competições de alto nível, como a Copa do Mundo, não receberão os testes. Por outro lado, torneios como a FA Cup e a Women’s FA Cup (ambos da Inglaterra), além da Champions League da temporada que vem (2024-2025) já podem utilizar o cartão azul.
Trata-se do primeiro cartão a ser adicionado no futebol desde 1970, quando foram criados os cartões amarelos e vermelhos na Copa do Mundo do México.