Site icon DeFato Online

Cartório Eleitoral orienta partidos sobre propagandas irregulares no domingo

Cartório Eleitoral

*Por Layara Andrade

O primeiro turno das eleições se aproxima e cartórios de todas as partes do país têm se preparado para que tudo ocorra com transparência e lisura. No Vale do Aço, o Cartório Eleitoral de Timóteo se preocupou em orientar os partidos políticos sobre as propagandas irregulares no dia da eleição.    

Também responsável pelos municípios de Jaguaraçu e Marliéria, o cartório preparou um documento conscientizando sobre as modalidades de propaganda eleitoral que os partidos não podem fazer no domingo (2).

Na eleição de 2018, o Ministério da Segurança Pública informou que mais de 700 pessoas foram presas por crimes eleitorais em todo país. Os principais foram boca de urna, compra de votos e propaganda irregular.

De acordo com a chefe de cartório, Márcia Negreli, o objetivo da ação é “evitar que eventuais condutas vedadas sejam reprimidas e responsabilizados os seus infratores e os beneficiários da propaganda”.

Quais propagandas são vedadas aos partidos no dia da eleição?

O documento, que está de acordo com o Código Eleitoral, dispõe sobre as diversas propagandas vedadas, que são as seguintes:

– É vedada a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de suas candidatas ou seus candidatos;

– É vedado o uso de alto-falantes e amplificadores;

– É vedado a arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca de urna e a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos;

– É proibido espalhar material de campanha no local de votação ou nas vias próximas, ainda que realizado na véspera da eleição;

– É vedada a publicação de novos conteúdos ou impulsionamento de propaganda na internet;

– É vedado, no dia da eleição, até o término do horário de votação, com ou sem utilização de veículos aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado ou os instrumentos de propaganda; caracterização de manifestação coletiva e/ou ruidosa; abordagem, aliciamento, utilização de métodos de persuasão ou convencimento e distribuição de camisetas;

– À fiscalização partidária, nos trabalhos de votação, só é permitido que, de seus crachás, constem o nome e a sigla do partido político, da federação ou da coligação a que sirvam, vedada a padronização do vestuário.

Ainda segundo a chefe de cartório, as urnas serão distribuídas aos municípios na manhã do domingo de eleição. O eleitor que tiver dúvidas sobre seu local de votação ou outro aspecto das eleições deve fazer contato com o Cartório de Timóteo pelo telefone (31) 3848-3875.

Saiba tudo o que acontece antes, durante e depois do período de votação! O portal Defato e a rádio Caraça FM realizarão a cobertura completa com notícias o tempo todo, análises técnicas e políticas, informações sobre o processo eleitoral e candidatos que disputam as vagas.

No domingo, 2 de outubro, acompanhe também a apuração das urnas em Itabira, em Minas e no Brasil, em tempo real.

Para não perder nada, acesse: www.defatoonline.com.brsintonize a 90,5 FM ou entre em um dos grupos de Whatsapp.

Exit mobile version