A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou, na última quinta-feira (29), a Operação Cavalo de Aço, que tem como objetivo garantir a segurança no trânsito de Itabira, coibir a circulação de veículos irregulares e assegurar a manutenção da ordem pública — sobretudo coibindo a prática dos chamados “rolezinhos”. Durante a ação, os policiais apreenderam seis motocicletas e três bicicletas motorizadas.
“A Polícia Militar realizou em Itabira a Operação Cavalo de Aço em diversos bairros da cidade, com intuito de abordar motocicletas, veículos e pessoas em atitude suspeita, coibindo também os ‘rolezinhos’ e, também, a circulação de bicicletas motorizadas transitando em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro”, destacou a PMMG em nota enviada para a imprensa.
Para que as bicicletas motorizadas possam circular é necessário ter registro e licenciamento do veículo e o seu condutor deve possuir uma autorização para conduzir ciclomotor (ACC) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “A”. Também é preciso fazer uso do capacete de segurança.
Além da apreensão de motos e bicicletas motorizadas, a Operação Cavalo de Aço emitiu 16 autos de infração de trânsito e um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).