Site icon DeFato Online

Celebrando os 300 anos de Minas, 46º Festival de Inverno de Itabira começa nesta sexta

Celebrando os 300 anos de Minas, 46º Festival de Inverno de Itabira começa nesta sexta

O 46º Festival de Inverno de Itabira começa nesta sexta-feira (11). Homenageando os 300 anos de Minas Gerais, o evento acontece pela primeira vez em formato online. Assim, a iniciativa traz uma programação que reúne exposição, contação de histórias, shows, oficinas e palestras.

Hoje, às 18h, pelo Flickr, será inaugurada a exposição “Retratando Itabira e Barão de Cocais numa Perspectiva Histórica e Geográfica”, que conta com fotografias da historiadora Staël Azevêdo e curadoria do jornalista Gustavo Linhares. A mostra pode ser visitada virtualmente até o dia 31 de outubro.

Ainda, através de uma live pelo canal da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) no YouTube, às 20h, acontece a abertura oficial do 46º Festival de Inverno de Itabira. Na ocasião, será exibido um vídeo com o Coral da FCCDA interpretando a música “Oh! Minas Gerais”, do santa-mariense José Duduca de Moraes em parceria com Manoel Araújo, além de um recital poético ao vivo com o Programa Drummonzinhos.

Além disso, às 20h30, o itabirano Matheus Macávima apresenta releituras de músicas brasileiras e canções autorais marcadas pela peculiaridade e criatividade dos seus arranjos. Mais tarde, às 21h30, Maurício Tizumba apresenta o espetáculo “Tizumba em Concerto”, pensado especialmente para o 46º Festival de Inverno de Itabira, em que interpretará canções de sua autoria, além de obras de Sérgio Pererê e Vander Lee.

Encerrando a primeira noite do evento, Felipe Bedetti e Tadeu Franco tocam clássicos da música mineira e trabalhos autorais no show “Parceiragem”.

Sábado

A programação no sábado, 12 de setembro, começa às 17h com a palestra “A Cultura Barroca no Ciclo do Ouro”, ministrada pelo jornalista, advogado e curador de arte Angelo Owswaldo. O vídeo será disponibilizado no canal da FCCDA no YouTube.

Mais tarde, às 19h30, em live pelo YouTube, a banda Caco de Vidro traz para o 46º Festival de Inverno de Itabira a energia do rock setentista, fortemente influenciado pelo blues e músicas psicodélicas e progressivas. Às 20h30, o Congadar assume o palco para apresentar uma sonoridade em que mescla o rock e o blues à congada.

Encerrando as lives da noite de sábado, às 21h30, o Brasil in Conserto interpreta clássicos da música brasileira, além de prestar uma homenagem a Minas Gerais por meio de canções de compositores e bandas mineiras.

Domingo

Às 14h30, em live pelo canal da FCCDA pelo YouTube,Tales Jaloretto apresenta a contação de histórias “Meu Avô Costura Versos”. Nela, será trabalhado com ludicidade, brincadeiras e objetos cênicos as aventuras do Rei das Bananas. A atração é para o público infantil.

Também por meio de live no YouTube, a banda Groove Minas interpreta as músicas do disco “Som de Minas”. Já às 19h, A Palo Seco apresenta o show “O Suco Tang Sabor Chá”, que reúne músicas autorais carregadas de críticas sociais.

Segunda-feira

Às 19h, no canal da FCCDA no YouTube, Mauro Werkema ministra a palestra “O Tricentenário das Capitanias das Minas do Ouro”. No vídeo, abordará os trezentos anos da criação da Capitania das Minas do Ouro, ocorrida em 2 de dezembro de 1720, passando por uma revisão histórica, econômica e social do tricentenário mineiro.

O 46º Festival de Inverno de Itabira é uma realização da Prefeitura Municipal de Itabira e da FCCDA e teve um custo total de R$ 150 mil — valor patrocinado integralmente pela mineradora Vale. O evento, ainda, conta com o apoio da Valenet, Origami Propaganda, Unimed Itabira, Soiér Odontologia, Estância do Sol, Fazenda Gramagô, Restaurante da Lili, Aradíssimo, Nutri Vida e Instituto ITI.

Clique aqui e faça o download da programação completa do 46º Festival de Inverno de Itabira.

Clique aqui e faça o download da programação de oficinas do 46º Festival de Inverno de Itabira.

 

Exit mobile version