Site icon DeFato Online

Cemig faz cadastramento para implementar Plano de Ação de Emergência em São Gonçalo

Cemig faz cadastramento para implementar Plano de Ação de Emergência em São Gonçalo

Foto: Acom/PMSGRA

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) realiza até novembro uma campanha de cadastramento socioeconômico nas áreas de influência de todas as usinas hidrelétricas da empresa. São Gonçalo do Rio Abaixo faz parte da ação por ter no município a Usina Hidrelétrica de Peti.

O procedimento atende a lei federal 14.066/2020, que determina à Cemig elaborar, implementar e operacionalizar o Plano de Ação de Emergência (PAE), estabelecido pela Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).

O cadastramento é similar ao que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza durante o período do censo demográfico, coletando informações dos imóveis, sejam eles residenciais ou comerciais, urbanos ou rurais, como forma de identificar os moradores e as características socioeconômicas da população.

A atividade será realizada por uma empresa parceira da Cemig, a HidroBR, na zona de influência da Zona de Autossalvamento (ZAS) de suas barragens. São áreas que podem ser afetadas caso aconteça uma ruptura da estrutura; que estejam há menos de 10km de distância dos barramentos; ou a 30 minutos de tempo para a chegada da onda de inundação.

* Com informações da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo.

Exit mobile version