A empresa de energia Cemig informou que 99,8% dos resíduos sólidos gerados pela empresa foram enviados para reciclagem em 2023. Desde 2020, a empresa evitou o descarte de aproximadamente 200 mil toneladas de materiais no meio ambiente.
Felipe Cotta, analista de Logística da empresa, explica que a maior parte dos resíduos é composta por sucatas de equipamentos, “como transformadores, religadores e isoladores. A empresa especializada em logística reversa paga para adquiri-los e, em troca, podem processá-los e comercializá-los como matéria-prima para outros setores”.
Além dos resíduos sólidos, a Cemig também tem feito a reciclagem de produtos como os óleos minerais utilizados no isolamento e refrigeração de equipamentos elétricos. Segundo a Cemig, 483 mil litros de óleo mineral isolante foram destinados para empresa especializada em reprocessamento em 2023.
“O óleo isolante é utilizado com insumo para a fabricação de outros óleos lubrificantes diversos, através da tecnologia de rerrefino. Além disso, 459 mil litros de óleo mineral isolante foram regenerados pela própria Cemig para serem reutilizados pela empresa”, informou o Governo de Minas.