A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) preparou uma operação especial para apoiar as atividades do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TER-MG) no próximo domingo (6), durante o primeiro turno das eleições municipais de 2024. O objetivo é garantir o fornecimento contínuo de energia elétrica nos locais de votação, apuração e transmissão de votos em 774 municípios da área de concessão da empresa, que abrange 95% do Estado.
Nas últimas semanas, a companhia realizou manutenções preventivas em mais de 9 mil locais utilizados pela Justiça Eleitoral. Foram feitas podas de árvores, substituição de cabos e equipamentos e cancelamento de desligamentos programados para assegurar a estabilidade do sistema elétrico. Segundo a Cemig, essas ações são fundamentais para garantir a continuidade do serviço durante o processo eleitoral.
Reforço de equipes e pronto atendimento
Além das manutenções preventivas, a empresa aumentou o número de equipes disponíveis para emergências em todas as regiões do Estado. A Cemig também estará presente na Sala de Situação do TER-MG e no Centro de Comando e Controle do Estado (CCCE), permitindo que as equipes sejam acionadas de forma ágil, caso ocorra algum imprevisto.
“A Cemig está empenhada em garantir o fornecimento de energia para todos os locais de votação. Para isso, fizemos inspeções prévias e disponibilizamos equipes especializadas estrategicamente para atender qualquer emergência”, disse o vice-presidente de Distribuição da Cemig, Marney Antunes.
Plano de contingência para o pleito
A operação faz parte de um plano de contingência formulado a partir de um termo de cooperação assinado entre a Cemig e a Justiça Eleitoral em julho de 2024. O plano cobre tanto o primeiro quanto o segundo turnos das eleições, e visa prevenir qualquer interrupção no fornecimento de energia que possa afetar o andamento do pleito.