A Central Única de Favelas (CUFA) de Minas Gerais marcou um novo capítulo em seu compromisso com o fortalecimento das comunidades periféricas ao inaugurar uma nova base na histórica cidade de Ouro Preto. A cerimônia de abertura, realizada na segunda-feira (26), ocorreu no anexo do Museu da Inconfidência.
A escolha de Ouro Preto como sede da nova unidade da CUFA não foi por acaso. Em uma reunião estratégica no início de agosto, lideranças da CUFA, representantes da Prefeitura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município discutiram e formalizaram uma parceria voltada para integrar as iniciativas da CUFA às estruturas locais. O objetivo é desenvolver soluções inovadoras que não apenas promovam impacto social, mas também incentivem o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável na região.
O evento de inauguração contou com a presença de autoridades como Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto, também esteve presente Marciele Delduque, presidenta da CUFA Minas Gerais, e Kedison Guimarães, produtor cultural e diretor de Igualdade Racial da Casa de Cultura Negra de Ouro Preto.
Entre as pessoas convidadas, estavam também as empreendedoras Alessandra Quintino, Aline Profeta, Fernanda Guimarães e Marilda Du Veloso, que contribuíram com suas experiências e perspectivas valiosas para a discussão sobre o impacto da nova base.
A cerimônia de abertura foi encerrada com uma festividade ao som do DJ Dah Fioroni.