Cerimônia dá largada aos Jogos Estudantis de Itabira

Dezoito instituições competem em modalidades esportivas distintas, ao longo desta semana

Cerimônia dá largada aos Jogos Estudantis de Itabira
Apresentação de balé clássico pelos bailarinos Diana e Acton. Foto: Acom PMI
O conteúdo continua após o anúncio


Foi realizada nesta segunda-feira, 21 de maio, a abertura dos Jogos Estudantis do Município de Itabira (Jemi). A cerimônia, no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, no Centro, teve apresentações artísticas, desfiles das comissões de cada escola participante e, também, a primeira disputa de basquete da competição.

Ao todo, 18 escolas participam do Jemi, entre instituições públicas e privadas. No jogo realizado hoje, de basquete, foi campeã a equipe da Escola Estadual Major Lage, que venceu a Escola Municipal Antônio Camilo Alvim, por 18 a 9.

Além do basquete, até o dia 26 de maio a cidade terá competições de futsal, handebol, voleibol, peteca, xadrez, tênis de mesa e natação. Com exceção da natação, que terá provas no Valério Esporte Clube, as outras modalidades serão realizadas no Ginásio Poliesportivo.

Após abertura, ginásio sediou primeira competição de basquete do torneio

As instituições de ensino inscritas no Jemi são Fide, Auge, Colégio Nossa Senhora das Dores, Sepro (particulares); E.E. Trajano Procópio Alvarenga Silva Monteiro (Premem), Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (Eemza), E.E. Major Lage, E.E. José Ricardo Martins Fonseca, E.E. Professora Marciana Magalhães, E.E. Dona Eleonora Nunes Pereira, E.E. Antônio Linhares Guerra, E.E. Fazenda da Betânia, E.E. Professor Manoel Soares (estaduais); E.M. José Gomes Vieira, E.M. Professora Didi Andrade, E.M. Antonina Moreira, E.M. Antônio Camilo Alvim, E.M. Marina Bragança de Mendonça (municipais).

Convicto

O prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães (PTB), participou da cerimônia. Ao discursar, comentou a decisão que tomou no fim do ano passado, de desativar a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, e vincular a pasta à Secretaria de Educação.

“As pessoas têm que entender que com a questão da falta de recursos, temos que criar alternativas para continuar realizando. Hoje, sei que fui feliz porque está dando certo e estamos fazendo um importante evento com baixo custo. Mas, o principal é dar oportunidade para toda essa criançada participar do esporte e, quem sabe, se destacarem e serem grandes atletas no futuro”, falou.

Prefeito comentou polêmica decisão de desativar Secretaria de Esportes para poupar gastos. Foto: Acom PMI