Cervejaria artesanal Ayres se afirma no mercado

Com atuação em diversas cidades da região, a empresa segue em expansão

Cervejaria artesanal Ayres se afirma no mercado
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Atualmente, os apaixonados por cerveja resolveram se juntar para difundir a cultura cervejeira e formar novos apreciadores. A Cervejaria Artesanal Ayres, há pouco tempo no mercado itabirano, logo mostrou sua qualidade e se tornou a marca mais lembrada do Top of Minf 2020, nessa categoria.

Os proprietários Sebastião Lourenço Ayres e Pedro Ferraz Ayres, pai e filho, ambos engenheiros, se tornaram sócios e criaram a Cervejaria Artesanal Ayres. Tudo começou quando amigos de Pedro se juntaram e foram aprender a fabricar cerveja dentro do escritório de engenharia da família.

“Começamos por hobby. Eu e dois amigos resolvemos fabricar cerveja dentro do escritório. A nossa primeira cerveja foi feita em um fogão a lenha que tinha dentro da empresa. Para aprendermos, fomos para Belo Horizonte e fizemos um curso com duração de um dia.”, conta Pedro.

Os amigos começaram a estudar, ler livros e ver vídeos sobre o assunto. Para fazer as primeiras receitas, eles reproduziram uma que encontraram na internet. Depois, foram inventando, aprimorando e repetindo as receitas.

“Para ter um padrão de qualidade é necessário repetir a receita. Após conseguirmos fazer a mesma receita diversas vezes e ficar deliciosa, criamos a nossa primeira cerveja artesanal: a Lúdica. Nunca tivemos a intenção de comercializar. Porém, fui me apaixonando pelo assunto e iniciei algo profissional. Com isso, os amigos não quiseram continuar. Então, eu e meu pai resolvemos nos tornar sócios”, relembra. A Cervejaria Artesanal Ayres conseguiu a liberação para comercializar no início de 2019. Construíram a cervejaria no local da garagem da construtora. De lá para cá, investiram bastante em equipamentos mais modernos. “Nós fazíamos em panelas caseiras e investimos muito em equipamentos industriais para melhorar a produção”, detalha o empresário.

Atualmente, eles produzem mil litros por batelada e trabalham com tanques de 4.5 mil litros. A capacidade da adega aumentou bastante. A marca conta com seis linhas diferentes de produção, todas desenvolvidas por Pedro. Segundo ele, todo esse sucesso, bem como o aumento de fabricação se deve à qualidade do produto e à dedicação de sua equipe.

“Mesmo durante a pandemia, continuamos a fazer investimentos e agora estamos colhendo os frutos.” Pedro Ayres 

A criatividade dos nomes e os rótulos das cervejas também encantaram os consumidores. O cartunista responsável conseguiu transmitir exatamente a mensagem proposta pela Cervejaria Artesanal Ayres.

“Os nomes foram muito bem pensados. A “Perseguida” que é a nossa pilsen, é a cerveja mais conhecida e vendida. Então, eu pensei: ‘a Perseguida é aquela que todo mundo quer. Assim, o cartunista desenhou uma mulher poderosa para representar a força da mulher brasileira. A “Raparipa” é a mistura da rapadura com alecrim. A “Marreta” é a mais forte, é uma verdadeira marretada. A “Ula Ula Summer”, remete ao verão. Foi um sucesso!”, explica Pedro.

Para fabricar uma cerveja de qualidade é fundamental investir em ingredientes de primeira linha. Por isso, o empresário dá algumas dicas.

“Os principais ingredientes para fazer uma cerveja artesanal são: água, lúpulo, malte e levedura. São básicos. É necessário ter uma água de qualidade e aqui em Itabira eu tenho orgulho em dizer que utilizamos a água do SAAE. Fazemos uma filtração, para preparar a água cervejeira e, é claro, que temos que fazer alguns ajustes. Colocar alguns sais para realçar algum ingrediente. Além disso, a maioria das matérias-primas que utilizamos são importadas. Esses são alguns dos nossos segredos. Não posso dizer todos”, se diverte.

Durante o pico da pandemia, com o fechamento dos bares e o distanciamento social, as pessoas pararam de se encontrar. Com isso, a Cervejaria Artesanal Ayres passou um período sem vender chopp. Então, foi necessário desenvolver uma estratégia para continuar as vendas.

“Pensamos na comercialização das garrafas. Tivemos o acompanhamento do marketing que fez toda a diferença. Com isso, fomos retornando aos poucos no mercado. O dólar aumentou muito e, consequentemente, aumentou nosso custo. Mas, não vamos repassar esse reflexo da pandemia para o cliente. Então, mesmo durante a pandemia, continuamos a fazer investimentos e agora estamos colhendo os frutos”, conta o empreendedor.

A Cervejaria Artesanal Ayres está presente nos melhores eventos da cidade, assim como nos restaurantes e supermercados. A marca está se espalhando e chegando a cidades como João Monlevade; Santa Bárbara; Catas Altas; Barão de Cocais e Nova Era. “Trabalhamos com delivery de chopp em Itabira e, agora, já estamos com esse serviço em João Monlevade também. Estamos no mercado de Brasília e queremos entrar no mercado de Belo Horizonte. Temos vários planos para o futuro”, adianta Pedro.

A Cerveja Artesanal Ayres investiu em uma kombi que faz sucesso por todas as festas por onde passa. O veículo, que possui seis torneiras de chopp, é considerado o queridinho nos eventos. Todos querem tirar fotos e conhecer como funciona. E a novidade é que, em breve, esta kombi vai ganhar uma irmã.

“Agradeço demais a todos que fazem parte desse empreendimento de alguma forma. Ao meu pai, não posso deixar de dizer o quanto é especial trabalhar com ele. À minha família que sempre me apoia, à minha equipe super focada e aos meus clientes e amigos que sempre me dão um ótimo feedback”, agradece o cervejeiro.