Site icon DeFato Online

Chefe do Cartório Eleitoral destaca mudanças para eleições em Monlevade

Chefe do Cartório Eleitoral destaca mudanças para eleições em Monlevade

A chefe do Cartório Eleitoral de João Monlevade, Hortência Carvalho, recebeu a equipe da DeFato Foto: Luciano Vidal/DeFato

A chefe do Cartório Eleitoral de João Monlevade, Hortência Carvalho, recebeu a equipe da DeFato na manhã desta sexta-feira (30) e falou sobre os preparativos para as eleições no próximo domingo (2). Vale ressaltar que a cidade de Rio Piracicaba também é coordenada pelo Cartório de Monlevade.

Hortência frisou a todo momento a importância da população fugir das famosas “fake news” sobre as urnas eletrônicas que são disseminadas.

“A forma como a informação circula com maior velocidade desde as eleições de 2018 proporcionam as fake news. Por isso é bom sempre filtrar todas as notícias que chegam pela internet, principalmente sobre as urnas, que são extremamente seguras”, ressalta.

Clima bom

A chefe ressaltou que tudo está ocorrendo dentro da normalidade para as eleições de 2022.

“A gente tá trabalhando dentro do nosso serviço comum. Estamos preparados, a força pública conosco para qualquer adversidade. Nesta sexta estamos organizando os materias necessários para encaminharmos para as seções eleitorais tudo certo”, diz Hortência.

Ela também destaca algumas mudanças que foram necessárias em João Monlevade.

“O que mudou na nossa logística é que os presidentes das seções não virão mais buscar as urnas eletrônicas, como era anteriormente. Nós agora vamos entregar as urnas diretamente nos locais de votação. Desse modo, mais pessoas são envolvidas nessa operação para que tudo ocorra da melhor forma”.

Hortência ressalta que a urna sai do Cartório com motorista, servidor e auxiliar de transporte. As urnas não podem ser entregas sem algum responsável pelo monitoramento de um profissional da Justiça Eleitoral. O técnico de apoio recebe nos locais de votação e passa as urnas para os presidentes das seções.

Documentos necessários

O horário de votação é de 8h às 17h. Hortência também ressalta que qualquer documento com foto é válido para que seja realizada a votação.

“O título de eleitor não é um documento obrigatório para levar no dia. Ele ajuda os mesários a localizarem rapidamente os dados, mas caso o eleitor não ache, é só levar um documento oficial com foto, que pode ser a carteira de habilitação (CNH), identidade, passaporte e carteira de trabalho”, completa a chefe.

Curiosidade

Hortência ressaltou que as urnas terão um delay de dois segundos para escolha de um candidato para o outro.

“Uma situação que atingirá todos os eleitores é o tempo de apertar a tecla confirma. Após digitar o número do candidato, se ela apertar automaticamente o confirma, não irá funcionar. Isso, pois, será necessário esperar a foto do candidato aparecer para apertar o botão confirmar. É um artifício da Justiça Eleitoral para que o eleitor tenha plena certeza em quem está votando”, diz Hortência.

Mudanças nas seções

Neste ano, serão ativadas 215 seções para votação na cidade. Em 2016, 215 seções foram usadas para votação na cidade. Em 2020, 175 seções ficaram ativas.

Os locais que mudaram foram: do Conselho Regional de Engenharia de Agronomia (Crea) para a Câmara Municipal. As seções eleitorais do Centro Educacional Roberto Porto (Cerp), na avenida Rodrigues Alves, mudaram para o Colégio Cesp (onde era o clube ACM).

Já as seções da Secretaria Paroquial do Cruzeiro Celeste foram transferidas para o Centro Comunitário do mesmo bairro. Confira abaixo os locais de votação em João Monlevade.

Saiba tudo o que acontece antes, durante e depois do período de votação! O portal DeFato e a rádio Caraça FM realizarão a cobertura completa com notícias o tempo todo, análises técnicas e políticas, informações sobre o processo eleitoral e candidatos que disputam as vagas. No domingo, 2 de outubro, acompanhe também a apuração das urnas em Itabira, em Minas e no Brasil, em tempo real.

Para não perder nada, acesse: www.defatoonline.com.br ou sintonize a 90,5 FM. Acompanhe também pelos nosso grupos no WhatsApp.

Exit mobile version