Site icon DeFato Online

Cheia de rio causa tensão e moradores de Barão de Cocais temem inundação

Cheia de rio causa tensão e moradores de Barão de Cocais temem inundação

Rio São João na manhã desta sexta-feira / Foto: Internauta via WhatsApp

Ribeirinhos de Barão de Cocais passaram a noite em claro monitorando o aumento de água no rio e córrego que cortam a cidade. Com o alerta por parte da Defesa Civil Estadual de forte chuvas a partir desta sexta-feira (24) até o domingo (26), os cocaienses que residem às margens do rio São João e córrego São Miguel temem uma possível enchente.

Moradora da rua Moura Monteiro, às margens do São João, Helena Reis conta que passou a madrugada desta sexta-feira (24) observando se o rio apresentava grandes alterações. A água corre pelo fundo da casa dela e causa apreensão.

“O rio está bem cheio e estou com medo de que ele inunde a minha casa, como já aconteceu outras vezes. Por volta das 3h da manhã eu identifiquei um ponto na margem para monitorar se a água está aumentando”, conta a moradora.

Córrego São Miguel na manhã desta sexta-feira / Foto: Internauta via WhatsApp

Para a população que reside nas proximidades do córrego São Miguel a vigília ao longo da madrugada não foi diferente. Rosa Silva, moradora da rua Clóvis Salgado, no bairro São Miguel, relata os momentos de tensão quando a chuva começou a se intensificar.

“Aqui na Clóvis Salgado nós ficamos em alerta. O córrego ficou bem cheio ainda ontem e na madrugada encheu mais. O medo é que a pior chuva está marcada para hoje. Não sei o que vai acontecer com a gente que é ribeirinho, mas eu realmente estou me preparando para o pior”, disse a moradora.

Imagens mostram o rio São João na manhã desta sexta-feira e impressionam pelo volume de água. Confira:

Desabamento

Durante a noite dess quinta-feira (23), o grande volume de precipitação causou o desabamento de um barranco na rua Afonso Pena, próximo ao Fórum Municipal. Em nota, a Prefeitura de Barão de Cocais informou que não há vítimas.

Os moradores da residência acima do local que cedeu com a chuva foram retirados e acolhidos em casas vizinhas 

Previsão

De acordo com o site Clima Tempo, a previsão é de grande volume de chuvas sobre Barão de Cocais nesta sexta-feira, com 90% de chances de chegar a 85 mílimetros de água. Ainda de acordo com o instituto, a intensidade das precipitações deve ficar mais alta a partir do fim da manhã e se manter até por volta das 20 horas.

Dragagem do rio e córregos

O problema de enchentes é antigo em Barão de Cocais. A dragagem do rio São João e dos córregos São Miguel e Corta Goela é uma reivindicação de longa data dos moradores, principalmente dos ribeirinhos. Todo período chuvoso, a população que reside nas proximidades do rio teme a inundação de suas casa. 

Como uma ação compensatória pelos danos causados à cidade pelo risco iminente de rompimento da barragem Sul Superior, a mineradora Vale depositou aos cofres públicos uma quantia de R$7,5 milhões para obras nos rios. No entanto, a intervenção tem a previsão de ser entregue apenas nos próximos seis meses, contando a partir da conclusão do processo licitatório.

O documento prevê a realização dos serviços de limpeza, desassoreamento e transporte de material para local adequado, serviços de recomposição da mata ciliar ao longo dos cursos d’água, estruturas de contenção de talude do tipo gabião, estruturas de contenção do tipo concreto armado. além de revisão e atualização dos projetos do sistema de esgotamento sanitário.

Exit mobile version