Na manhã deste domingo (21), Santa Maria de Itabira ficou totalmente ilhada, as fortes chuvas que atingiu a região causaram desabamento de residências, queda de barrancos e deixou as ruas alagadas. Segundo informações, algumas pessoas foram soterradas e socorridas para o hospital da cidade.
O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Itabira, foram acionados, porém as equipes de resgate ainda não conseguiram chegar à cidade, devido ao desmoronamento de barranco que deixa a rodovia MGC-120 completamente interditada na localidade de Córrego da Lage.
Policiais militares fizeram contato com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) para a limpeza e desobstrução da rodovia. O Corpo de Bombeiros já recebeu pelo menos 11 chamados de socorro nos bairros Lambari, Nova Santa Maria, Centro, Poção e Cidade Nova.
No bairro Poção, um barranco cedeu e atingiu várias residências, algumas pessoas foram soterradas e resgatada por populares, ainda não temos informações de desaparecidos.
O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) em Belo Horizonte foi empenhado na ocorrência e um helicóptero poderá ser usado nos resgates, porém depende das condições do tempo.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, parte da equipe conseguiu passar por um dos pontos em que via estava impedida. No momento, retroescavadeiras que apoiam o município estão liberando o segundo ponto. Ainda segundo informações, militares do Batalhão de Operações Aéreas pousaram no município de Santa Maria para realizar atendimento à população, também será feito o transporte de equipes de bombeiros por helicóptero da cidade de Itabira até a cidade.
Até o momento, quatro óbitos foram confirmados.