A chuva que cai em Itabira nos últimos dias castigou as estradas rurais da cidade, que já estavam prejudicadas pela falta de conservação. Muitos pontos estão intransitáveis. O problema também impede o tráfego de ônibus do transporte coletivo. Conforme a Secretaria Municipal de Obras, pouco pode ser feito enquanto a chuva não der uma trégua.
Imagens enviadas ao WhatsApp do Portal DeFato mostram que estradas vicinais da comunidade do Jambreiro, na região do bairro Chapada, estão tomadas pela lama. Até mesmo os carros com maior tração atolam diariamente no trecho, narram os moradores.
A comunidade rural é somente uma das muitas áreas atingidas pelo problema. Há reclamações vindas também de quem mora na região do Engenho, Morro Santo Antônio, Turvo e outros territórios. Com o tráfego prejudicado, moradores afirmam preocupação também com o ano letivo, que começa nas próximas semanas.
Procurado por DeFato, o secretário de Obras de Itabira, Ronaldo Lott, reconheceu um quadro crítico nas estradas rurais do município. Ele garante que a pasta já tem ciência de todas as áreas em estado mais grave, em diálogo com as administrações dos distritos, por exemplo.
Às pressas, uma agenda de emergência foi definida. Para resolver temporariamente o transtorno, a Secretaria de Obras fez parceria com as empresas Vale e Arcelor Mittal (João Monlevade). A mineradora Vale está fornecendo lastro, que é uma brita maior, e a Arcelor repassa escória de alto-forno.
Ronaldo Lott disse que caminhões da Prefeitura estão buscando os materiais nas duas companhias, para aplicar nas estradas. “Mas, precisamos que pare de chover um ou dois dias para fazermos as obras”, diz Lott. Segundo o secretário, a Prefeitura de Itabira tem funcionários e equipamentos suficientes para os serviços emergenciais. Porém, os braços ficarão cruzados até a estiagem.
Questionado sobre um quadro que já era crítico antes da chuva, Lott alegou que no ano passado faltou dinheiro nas contas do governo para fazer a recuperação da malha rural.
Ele acredita que as contas do município, “após uma agenda de cortes nos gastos”, terão melhor fôlego em 2018 e a pasta dará maior atenção às vias rurais. Até o início de março, a Prefeitura de Itabira colocará na praça um edital para contratação de empresa que fará a recuperação das estradas. “O maquinário da Prefeitura não atende a 100% da demanda rural”, ponderou o secretário. O cronograma pós-licitação também prevê roçagem da vegetação, implantação de sistemas de drenagem e outras intervenções.
Pontos críticos
Segundo o secretário de Obras, os pontos mais críticos e que, inclusive, impossibilitam passagem de veículos de grande porte, são:
– saindo de Ipoema em direção ao Carmo, perto da Pousada Pedra Que Brilha;
– morro perto da fazenda Santa Rosa ;
– estrada do Macuco, morro Adão Rosa;
– região do Turvo, morro do Turrinha;
– trecho de acesso à Serra dos Alves ;
– chegada na comunidade do Angico
– morro Santo Antônio.