As fortes chuvas que caíram sobre Passabém na madrugada desta quarta-feira (4) causaram alagamentos no centro da cidade e quedas de pontes. De acordo com o prefeito Ronaldo Sá (PR), há duas semanas chove sem parar. Casas, comércios, Correios e a Unidade Básica de Saúde (UBS) João Cândido foram alagadas. Não há vítimas, desabrigados ou desabamentos.
Passabém tem 1. 766 habitantes (Censo IBGE/2010) e uma extensão territorial de 94,538 km². O município pertence à bacia do rio Doce e é cortado pelos córregos Fundão e dos Motas. Ronaldo Sá conta que entre 3h e 6h desta quinta-feira houve uma tromba d’água, o que causou a queda de quatro pontes nas comunidades de Cachoeirinha, entrada para Água Fria, entrada para Macacos e para o loteamento Monjolos.
Em janeiro, o município não sofreu com os impactos das fortes chuvas que caíram sobre a região. A cidade não tem uma equipe de Defesa Civil e pretende contar com a ajuda do Corpo de Bombeiros para avaliar os estragos assim que cessar a chuva. O acesso à MGC-120, entre Santa Maria de Itabira e Ferros, está completamente interditada. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet), as chuvas devem prevalecer até o domingo (8), variando apenas a intensidade e o volume.