Algo praticamente certo, em todo fim de ano, são os estragos decorrentes do período chuvoso no Médio Piracicaba. Embora não tenham atingido o nível de outros cenários bem preocupantes, como em janeiro deste ano, os últimos dias de 2022 já registram ocorrências em Itabira e cidades vizinhas.
Por isso, a DeFato montou um compilado com as últimas atualizações dos municípios da região. Confira!
Itabira
Em Itabira, a situação é relativamente tranquila, sem registro de ocorrências mais graves. Ainda assim, devido à chuva constante que cai sobre a cidade, a Prefeitura Municipal publicou um vídeo, em suas redes sociais, com dicas da Defesa Civil para se proteger dos perigos deste período do ano.
João Monlevade
Já João Monlevade vive um cenário mais preocupante. Nesta quarta-feira (21), a Prefeitura listou os pontos mais críticos da cidade. São eles: ruas das Flores (São Benedito), Geraldo de Paula com Wilson de Souza (Laranjeiras), Equador (Petrópolis), Marquês de Caravelas (Novo Cruzeiro), Cascata (Ipiranga) e Raposos (Lourdes). Também requer atenção a avenida Polônia (Teresópolis) e imóvel na rua Geraldo de Paula (Metalúrgico), além da estrada do Jacuí. O trânsito de veículos também está proibido na avenida Brasília, entre os bairros Baú e Laranjeiras.
As constantes e intensas chuvas que assolam João Monlevade já causaram, nas últimas horas, deslizamentos de encostas, queda de muros e interdições de ruas.
Santa Bárbara
A última atualização feita pela Prefeitura de Santa Bárbara, nesta quarta-feira, foi voltada aos moradores de regiões próximas a áreas de inundação do Rio Santa Bárbara. O município pediu que este grupo fique em alerta, pois o nível do rio está subindo rapidamente. A reportagem procurou a assessoria da Prefeitura para mais informações, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.
Santa Maria de Itabira
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Santa Maria de Itabira afirmou que, segundo a Defesa Civil Municipal, não houve, até o momento, deslizamentos e inundações na cidade. Segundo o Executivo, o Rio Girau, que corta a cidade, está dentro da calha.
Porém, o Rio Tanque está com nível elevado devido ao aumento da vazão da barragem Dona Rita. A Prefeitura acrescenta, ainda, que o Rio Tanque faz com que o Girau “entanque”, o que pode acarretar transbordamento. Abaixo, algumas fotos do atual panorama no município.
Nova Era
Em Nova Era, um pouco de alívio. A última atualização feita pela Prefeitura, há cerca de três horas, aponta que o nível do Rio Piracicaba tende a baixar nas próximas horas. No entanto, o município segue em cota de alerta e pedindo muita atenção aos moradores, principalmente à população ribeirinha. Na manhã de ontem, o Rio Piracicaba atingiu o nível de cota de alerta (3.50m).
Barão de Cocais
A Prefeitura de Barão de Cocais também foi procurada pela DeFato, mas não enviou retorno até a publicação da matéria. Também não houve informes relativos à chuva em suas redes sociais.
São Domingos do Prata
A MG-820, que liga a BR-262 ao centro de São Domingos do Prata, está totalmente interditada, sem previsão de liberação, nesta quarta-feira (21). A interdição ocorre devido a uma cratera que se abriu na pista. Em comunicado nas redes sociais, a Prefeitura Municipal sugere duas alternativas: passar por Nova Era ou pela estrada de chão em Vargem Linda.
São Domingos do Prata é um dos municípios da região a sofrer com as chuvas. O nível do rio que corta a cidade está subindo, o que motivou, inclusive, um pronunciamento do prefeito Fernando Rolla (Avante), ao lado do representante da Defesa Civil Municipal.
Conceição do Mato Dentro
Em Conceição do Mato Dentro, o cenário é de apreensão nos últimos dias. Na terça-feira (20), o prefeito José Fernando Aparecido de Oliveira (MDB) e demais autoridades se pronunciaram sobre o período chuvoso no município. Segundo “Zé” Fernando, em quatro dias a cidade recebeu cerca de 89 milímetros de chuva, se tornando o quinto município do estado mais impactado pelas águas.
O prefeito ainda garantiu que a Prefeitura vem tomando todas as providências para minimizar os impactos, como a queda de uma barreira na MG-010 e a possibilidade de desabastecimento de água na cidade, devido ao aumento do nível do Rio Santo Antônio.
São Gonçalo do Rio Abaixo
Às 14h desta quarta-feira, a Defesa Civil de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio do Inmet e a Cemig, informou que a previsão era de chuvas de 30 mm para as 24 horas seguintes. Segundo o comunicado publicado nas redes sociais, a situação do município é estável, com previsão de queda nas vazões.