Site icon DeFato Online

Cirurgia Facorrefrativa: saiba como eliminar o uso dos óculos com implante de lentes intraoculares

A partir dos 50 anos, a lente natural dos olhos, o cristalino, perde progressivamente sua transparência e dá início ao que chamamos de catarata. A opacificação do cristalino provoca: embaçamento da visão, dificuldade em dirigir, especialmente à noite, e ofuscamento com luzes. A catarata pode acarretar piora do erro refrativo e da qualidade da visão como um todo.

Erros refrativos são alterações oculares, as quais impedem que a imagem que enxergamos seja formada na retina e assim transmitida ao cérebro. São eles: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia e levam a deficiência visual que necessita ser corrigida com óculos.

Como é realizada a cirurgia facorrefrativa?

Diferentemente da cirurgia refrativa que tem atuação do laser na córnea, a cirurgia facorrefrativa é realizada com a técnica de facoemulsificação, correspondente a aspiração do cristalino através de uma micro incisão na córnea. Em seguida, é feito o implante de uma lente intraocular dobrável de alta tecnologia, reestabelecendo em um único procedimento, a transparência do olho e realizando a correção do grau.

A cirurgia tradicional de catarata é umas das cirurgias mais realizadas no mundo e com o aprimoramento contínuo da técnica e desenvolvimento de lentes intraoculares de alto padrão, como as lentes trifocais, entramos na era da cirurgia facorrefrativa, que beneficia pacientes mais jovens, reduzindo a dependência dos óculos e proporcionando liberdade visual em todas as distâncias.

Para quem é indicado?

Pessoas com mais de 50 anos com algum grau de opacificação do cristalino, ainda que inicial, portadores de hipermetropia, astigmatismo, miopia e presbiopia, também conhecido como vista cansada. É importante salientar que cada paciente deve ser avaliado individualmente, levando em conta suas necessidades visuais, estilo de vida, alterações oculares, além de exames oftalmológicos minuciosos para uma indicação adequada da cirurgia.

A cirurgia facorrefrativa se apresenta como opção moderna e segura para o tratamento de erros refrativos em pacientes selecionados. Mais uma vez, conhecimento e inovação tecnológica unidos em prol da excelência visual e melhoria na qualidade de vida dos nossos pacientes.

 

O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.

Exit mobile version