O instituto de meteorologia Climatempo previu para a próxima quinta-feira (19), a formação de um ciclone próximo à região sudeste de Brasil. O instituto explica que há uma área de baixa pressão, associada à frente fria que avança do sudeste em direção ao nordeste brasileiro.
Essa área de baixa pressão vai se formar no litoral dos estados do Rio De Janeiro e do Espírito Santo, provocando temporais, com chuva e vento fortes em todo o sudeste. As nuvens carregadas, juntamente com a passagem da frente fria, devem provocar muita chuva no Rio de Janeiro, zona da mata mineira e no centro-sul do Espírito Santo entre os dias 18 e 20 de novembro. A chuva será forte nos estados do sudeste e acompanhada de rajadas intensas de vento.
Na sexta-feira (20), essa área de baixa pressão se afasta da costa e dá origem a um ciclone extratropical que deve atuar no oceano ao largo dos litorais capixaba e fluminense. Ainda na sexta-feira e no decorrer do sábado (21), o ciclone extratropical se afasta do sudeste do Brasil em direção à alto-mar e, no fim de semana, o vento diminui de intensidade.