Um dos municípios de Minas Gerais mais atingidos pelas fortes chuvas foi Rio Piracicaba. Após o rio transbordar, a situação se agravou.
Um funcionário da Defesa Civil disse que eles não estavam conseguindo atender a todos os chamados. “O telefone não para de tocar. Há muitas pessoas ilhadas. Desculpe, não estamos dando conta”. A Prefeitura de Rio Piracicaba informou que a Defesa Civil recebeu mais de 100 ligações em menos de 24 horas.
Nas redes sociais há imagens circulando mostrando a difícil situação em que a cidade se encontra. Casas submersas, pessoas ilhadas, diversos desabrigados, estradas interrompidas, quedas de árvores e barrancos.
Uma clínica odontológica foi uma das atingidas pelas chuvas. Os gestores e sócios, Marcelo ( 37) e Karla (32), não conseguiram estimar o tamanho do prejuízo e a dor que estão sentindo.
“Foi um desastre inesperado. Inacreditável! Estivemos lá ontem pela manhã e colocamos algumas coisas nos móveis mais altos. Achávamos que ia subir apenas uns 10 cm, mas a água subiu mais de um metro e meio. À noite, voltei de barco para tentar fechar a porta. Infelizmente não deu porque a chuva poderia quebrar o vidro. Vi nossos equipamentos; insumos; cadeiras e produtos flutuando. É incalculável a perda. É muito triste ver pessoas sendo retiradas de suas casas. Estamos em estado de choque, abalados e preocupados”, relata Marcelo.
Apesar de toda a situação complicada vivida pelos proprietários da clínica, Marcelo diz: “Está tudo perdido mas não somos os mais atingidos. Tem gente que perdeu muito mais. Comparados em relação à população, estamos até mais tranquilos. Muita gente perdeu casa e carro. Em relação à vidas e animais ainda não sei”.
Situação de emergência
Devido aos transtornos sofridos pela cidade, a gestão municipal decretou estado de emergência neste domingo (9). Também pediu atenção redobrada aos motoristas que transitarem na MG-123, na entrada de Rio Piracicaba, pois apenas uma via está liberada.