Representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema) definiram, em um encontro realizado nesta segunda-feira (28) sem a presença da imprensa, todos os detalhes da Reunião Pública que tratará o pedido de anuência da mineradora Vale que busca ampliar o tamanho das cavas de Conceição e Minas do Meio.
A ampliação pretendida pela Vale não irá aumentar a capacidade produtiva do local, mas pode expandir o beneficiamento de minério de ferro no local em até 19 anos. Como consequência, duas pilhas de estéreis e rejeitos de minério de ferro serão implantadas na cidade. Inicialmente, a empresa não oferece nenhuma contrapartida direta para Itabira — ao invés disso, propõe compensações em outras regiões.
Para debater a proposta, o Codema promoverá a reunião pública no dia 12 de maio, às 17h, no auditório da Prefeitura de Itabira. Durante o encontro será apresentada a proposta da Vale e o parecer técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal (Semapa). A população poderá tirar “dúvidas sobre o empreendimento”, que serão respondidas pelos responsáveis técnicos.
Participaram da reunião técnica: a secretária municipal de Meio Ambiente, Elaine Mendes; Roberto Dias (Semapa); Patrícia de Freitas (OAB Itabira); Sydney Almeida Lage (Rotary Club); Glaucius Bragança (Loja Maçônica); Luiz Augusto Magalhães (Vale) e Leonardo Ferreira Lopes (representante das incorporadoras).
Um fato que chama a atenção é a ausência da Cáritas Diocesana no encontro que definiu as bases da reunião, visto que a entidade mobilizou o pedido de vista coletivo sobre a matéria, organizou abaixo-assinado e solicitava a participação da população no processo.
+ Vale quer aumentar cavas e criar pilhas de estéril sem oferecer compensação ambiental para Itabira
“A Prefeitura de Itabira, por meio do Codema, reforça a importância da participação popular neste processo, garantindo mais transparência e diálogo nas decisões que envolvem o meio ambiente e o desenvolvimento do município”, disse a gestão municipal, através de comunicado enviado à imprensa.
Confira a programação:
– Abertura da reunião pela Presidente do CODEMA (5 min)
– Apresentação do projeto pela empresa Vale (20 min + até 5 min de tolerância)
– Exposição do parecer técnico da SEMAPA (20 min + até 5 min de tolerância)
– Intervalo de 15 minutos para recebimento de perguntas
– Sessão de perguntas e respostas com os participantes (3 min por pergunta, sem réplica)
– Manifestação de conselheiros previamente inscritos (3 min cada)
– Encerramento