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Com 85 anos de tradição, empresas do Grupo Família Pires se destacam pela versatilidade e qualidade

Foto: Divulgação

Em novembro de 2024, o Grupo Família Pires completa 85 anos de fundação e história. A empresa é uma das mais tradicionais entre as cidades da região, onde representa mais que apenas um negócio, mas também um símbolo de expansão, tradição e longevidade em um mercado repleto de desafios. Toda essa história começou em 1939, através do casal formado pelo Sr. Sebastião Pires Pontes, carinhosamente conhecido como “Sr. Nhonhô”, e Regina Guerra de Assis Pires, a “Dona Gina” – que estavam à frente de um pequeno bar que atendia aos viajantes que passavam por Santa Maria de Itabira. 

A história de como o pequeno negócio surgiu e tomou forma, você pode conferir na primeira parte da série especial da DeFato sobre os 85 anos do Grupo Família Pires, marca que atualmente engloba cinco postos de combustível, duas padarias e conveniência e dois hotéis em Santa Maria de Itabira e Itabira – além do programa de fidelidade da startup ClubPetro, que opera em todo o Brasil. Mas como o antigo negócio familiar se expandiu e ajudou no desenvolvimento das comunidades onde atua, sem perder a sua essência?

A palavra que resume este sucesso é inovação, já que o “DNA” de criatividade é passado de geração para geração. Se lá atrás, Sr.Nhonhô e Dona Gina abriram o primeiro café, a primeira sorveteria, o primeiro posto de gasolina, a primeira padaria e o primeiro hotel de Santa Maria de Itabira, os filhos se encarregaram de levar projetos de expansão para Itabira e região. 

Um destes projetos foi o programa “Cliente Vip Fidelidade”, idealizado em 2007 e iniciado em 2010, com o nome de “Cartão Cliente Vip”. O programa de “cashback” veio para atuar nos postos de combustíveis do grupo, em uma iniciativa considerada um marco tecnológico, pois naquela época não haviam modelos semelhantes no país: “A equipe debruçou-se sobre livros, buscando conhecimentos de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), para alcançar resultados satisfatórios. A empresa queria beneficiar o cliente fiel, mas precisava, para isso, entendê-lo”, diz a matéria publicada na edição 248, do ano XXI da antiga Revista DeFato, em agosto de 2013. 

De Itabira para o Brasil

Através da experiência adquirida e dos milhares de clientes cadastrados na plataforma, o Grupo reformulou e aprimorou o programa de fidelidade, inserindo os consumidores em uma rede de convergência. A ideia era de que o cliente pudesse ganhar todo dia, a cada compra efetuada, acumulando pontos em diversas empresas – de segmentos diferentes. Com os pontos adquiridos, era possível trocá-los por produtos, descontos e vale-compras em toda a rede da Família Pires. Além disso, os clientes também participavam de sorteios de grandes prêmios. 

Até esse momento, a plataforma de dados era terceirizada. No entanto, após criar um software próprio, tudo mudou para o Grupo Família Pires. Além de oferecer todas as vantagens aos clientes, foi obtido um banco de dados que permitiu pensar em ações de marketing direcionadas, identificando informações como a média de compras dos clientes, a faixa etária, os produtos de interesse e muito mais. 

O sucesso da plataforma – que mais à frente, em 2015, passou a se chamar Pop Fidelidade – foi tão grande que ocasionou o surgimento do ClubPetro, uma aceleradora de resultados para postos de combustíveis que já possui mais de 2000 parceiros. Os clientes da startup utilizam as ferramentas oferecidas para fidelização, aumento das vendas e das receitas. Além de inteligência financeira, o ClubPetro também dá consultorias de marketing aos postos de combustíveis. 

Sempre em expansão

A diversificação dos negócios do Grupo não se deu apenas na criação da grande rede de fidelidade. Em 2011, foi inaugurada a Padaria Família Pires, também no bairro Caminho Novo, trazendo inovação e qualidade em produtos para toda a região. Além dos itens do ramo, o estabelecimento se destaca pela versatilidade culinária, onde os clientes podem encontrar refeições como: pizzas, comida japonesa, buffet de café da manhã e uma série de produtos importados, de diferentes nichos. 

Um fator interessante é que, os queijos e demais insumos para a produção de itens da Padaria Família Pires, são oriundos da Fazenda Borges – também pertencente à família – , local de criação de gado leiteiro e produção do tradicional “Queijo Minas”, que pode ser encontrado nas versões: curado, meia cura e frescal.

Já em 2012 houve uma nova expansão do Premium Executive Hotel para atender à crescente demanda por hospedagem em Itabira, transformando o hotel em um ambiente totalmente executivo. Para remodelar a proposta do espaço e aumentar sua capacidade em mais 25 apartamentos.

Sem tempo para descanso, a rede seguiu em plena expansão: em 2013 vieram as inaugurações dos postos “Esplanada”, na avenida Mauro Ribeiro, em Itabira; e do “Posto Lambari”, em Santa Maria. Dois anos depois, em 2015, o Grupo promoveu a aquisição do “Posto João XXIII”, também em Itabira. Para realinhar as atividades, em 2016, houve o encerramento do Posto Pires, no Centro de SMI, transferindo a fiel clientela para o Posto Lambari – local de mais espaço.

Nos últimos anos, o Grupo também fez mais uma aquisição em Itabira: o “Posto Colina”, em 2016. Além disso, em 2019, houve a remodelação e expansão da Padaria Família Pires de Santa Maria Itabira, buscando seguir o mesmo padrão da unidade itabirana. Todas essas mudanças tiveram um só objetivo: proporcionar um melhor atendimento ao cliente, independente do empreendimento.

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