A obra de construção da área de escape no Anel Rodoviária foi concluída no último domingo (31) e entregue pela Prefeitura de Belo Horizonte nesta terça-feira (2). A nova área de escape no Anel Rodoviário fica localizada no trecho entre a BR-040 e o trevo do bairro Betânia, a poucos metros do acesso ao bairro Buritis.
O projeto da área de escape foi desenvolvido pela BHTrans e a execução das obras foi feita com a supervisão da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). “É uma obra importante para Belo Horizonte que traz segurança no Anel Rodoviário, que é uma área muito perigosa”, afirmou o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman.
Segundo dados do Comando de Policiamento Rodoviário, mais de 270 acidentes foram registrados entre janeiro e junho deste ano. Chamada de “descida do Betânia”, a obra engloba um trecho de quase 400 metros. O km 541 foi escolhido estrategicamente pelo tamanho da área necessária para a construção, o ângulo de aproximação em relação à curva e a distância do trecho onde ocorrem as retenções.
Como funciona
A área de escape é um dispositivo de segurança adotado em trechos de longas descidas, com o objetivo de evitar acidentes pela perda de freios ou qualquer outra falha mecânica dos veículos. A estrutura é composta por uma caixa de concreto preenchida com argila expandida, que aumenta o atrito e reduz a velocidade do veículo, em uma lógica semelhante à usada em pistas de automobilismo.
A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou que os agentes da BHTrans vão monitorar a operação da área de escape 24 horas por dia no Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH). Uma câmera foi especialmente instalada bem em frente à estrutura e, no momento em que um veículo entrar na área de escape, uma equipe operacional da BHTrans será acionada para sinalizar a via, se necessário fazer o fechamento do trecho e registrar todos os dados do veículo e do condutor.
Nesse momento, o reboque pesado da BHTrans deve entrar em operação para fazer a remoção do veículo. Enquanto isso, outra equipe operacional fica responsável pela recomposição da caixa de argila e limpeza da área.
Ainda que a atuação no Anel Rodoviário seja da Polícia Rodoviária Estadual, a BHTrans montou um esquema com sinalização de advertência instalada ao longo do trecho, desde a conexão com a BR-356, alertando para que os veículos testem os freios e, em caso de necessidade, façam uso da área de escape.