A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG) decidirá na próxima semana quem irá compor a sua Diretoria Executiva e o seu Conselho Fiscal no biênio 2021/2023. A eleição da entidade está agendada para acontecer na segunda-feira (1º de fevereiro), a partir das 9h, em sua sede, no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte.
Devido a um entendimento entre os prefeitos dos municípios associados, a disputa ocorrerá com chapa única, intitulada “Unidos pela AMIG e pela Mineração”.
Ela é encabeçada por José Fernando Aparecido de Oliveira (MDB), o Zé Fernando, prefeito da mineira Conceição do Mato Dentro; e por Josemira Raimunda Diniz Gadelha (MDB), prefeita de Canaã dos Carajás, no Pará, que concorre a vice-presidente da associação.
Zé Fernando possui histórico de atuação na instituição, sendo fundador e primeiro diretor de Meio Ambiente — cargo que voltou a ocupar nesta última gestão, entre os anos de 2019 e 2020.
Para o biênio 2021 e 2022, quem ocupará o posto de diretor de Meio Ambiente é o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB).
Processo eleitoral
A eleição na AMIG está agendada para acontecer na segunda-feira, a partir das 9h, na sede da instituição no bairro Santo Agostinho, na capital mineira. A votação é presencial — podendo ser feita pelo prefeito do município associado ou por um representante munido de uma procuração — e se encerra às 16h do mesmo dia.
Confira os integrantes da chapa “Unidos pela AMIG e pela Mineração”:
- Diretoria Executiva:
- Presidente: Zé Fernando, prefeito de Conceição do Mato Dentro (MG)
- Vice-presidente: Josemira Raimunda Diniz Gadelha, prefeita de Canaã dos Carajás (PA)
- Diretor Financeiro: Orlando Amorim Caldeira, prefeito de Itabirito (MG)
- Diretor Administrativo: João Marcelo Diegues Pereira, prefeito de Nova Lima (MG)
- Diretor de Meio Ambiente: Marco Antônio Lage, prefeito de Itabira (MG)
Conselho Fiscal:
- Avimar de Melo Barcelos, prefeito de Brumadinho (MG)
- Raimundo Nonato de Barcelos, prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo (MG)
- Igor Pereira dos Santos, prefeito de Paracatu (MG)
AMIG
Fundada em 1.989, a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil tem como objetivo representar as cidades que desenvolvem atividade mineral junto aos poderes públicos.
De acordo com informações do seu site oficial, dentre suas missões está a defesa dos interesses e direitos dos municípios mineradores na busca pelo desenvolvimento sustentável; com a geração de investimentos para a melhoria da qualidade de vida; e na conquista por recursos para infraestrutura, saúde, educação e preservação do meio ambiente.
Atualmente, os seguintes municípios são filiados à entidade: Barão de Cocais, Caeté, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Itambé do Mato Dentro, Jeceaba, Pedra do Anta, Prados, Belo Vale, Nobres, Brumadinho, Brumado, Canaã dos Carajás, Conceição do Mato Dentro, Congonhas, Itabira, Diamantina, Franciscópolis, Itabirito, Entre Rios de Minas, Itaiaiuçu, Itaúna, Mariana, Nazareno, Nova Lima, Onça do Pitangui, Pains, Paracatu, Piracema, Porteirinha, Santa Bárbara, São Gonçalo do Rio Abaixo, Sarzedo e Serro.