Até as 3h da madrugada deste domingo (9), cerca de 70 pessoas tiveram que deixar suas casas em Santa Maria de Itabira devido às cheias do Rio Girau. Segundo a Prefeitura, esse grupo de desabrigados está sendo acolhido em três locais da cidade: o salão paroquial, a Escola Trajano Procópio e a igreja do bairro Lambari.
Com a chuva intermitente dos últimos dias e o transbordamento do Rio Girau, já é possível ver vários pontos de alagamento pelo município. Os bairros Conselho, Lambari e Centro são os mais afetados pelas águas neste momento. Além disso, a chuva também tem provocado deslizamentos na região.
Na MGC-120, um dos acessos a Santa Maria de Itabira, a queda de uma barreira na comunidade Fogão de Lenha havia deixado a cidade praticamente ilhada. Segundo a Prefeitura, máquinas desbloquearam o acesso, mas o risco ainda existe.
A forte correnteza do Rio Girau também provocou um deslizamento na Avenida Israel Pinheiro, acesso à cidade para quem vem de Guanhães. O trecho foi interditado e motoristas devem chegar ao município pela rua Sebastião Bretas.
Outro local de Santa Maria interditado neste momento é a ponte central, que já estava interditada para veículos, mas agora também para pedestres. A Prefeitura emitiu nota, pedindo para que a população não acesse a ponte pois há risco de queda.
Vários servidores da Prefeitura estão empenhados para garantir a segurança da população. Equipes da Defesa Civil, Assistência Social, Saúde e Obras estão de plantão desde a noite passada.