Fundado em novembro de 1942, o Valeriodoce Esporte Clube completa 81 anos nesta quarta-feira (22). Após amargar longos 13 anos na última divisão do futebol mineiro, com direito a temporadas na inatividade profissional, o time itabirano comemora mais um aniversário vivendo um cenário mais otimista, após obter o acesso ao Módulo II. A data do aniversário do VEC também antecede a primeira partida da final da Segundona Mineira, diante do Mamoré, que será disputada nesta quinta-feira (23) no Estádio Israel Pinheiro/Arena CEAD.
O clube que já disputou as séries B e C do Campeonato Brasileiro, por três vezes já foi campeão do Interior da primeira divisão, já venceu o Módulo II e outras competições estaduais – profissionais e de base -, volta a acreditar que dias melhores virão. Quem atesta isso é o lateral esquerdo Arthur Querobino, um dos três pratas da casa que fazem parte do elenco que recolocou o VEC na segunda divisão estadual.
De forma muito intimista, Querobino não esconde a emoção em falar sobre o tamanho da gratidão por fazer parte deste momento: ‘‘Para falar a verdade, minha ficha ainda não caiu que a gente fez história’’. O atleta, que tem 22 anos e foi ganhando seu espaço no time ao longo da competição, vem fazendo boas atuações e reconhece a importância do VEC e do acesso em sua carreira.
‘‘Como jogador de futebol, é sempre importante estar vencendo, estar conquistando as coisas. Entrar pra história do clube da minha cidade, no clube no qual eu comecei a minha carreira, é espetacular! É espetacular e só quero aproveitar esse momento e também coroá-lo com o título, se Deus quiser, se for a vontade d’Ele’’
Autoridades parabenizam o clube
O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), ressaltou o tamanho do VEC enquanto patrimônio e emblema da cidade, dizendo que: ‘‘onde estiver, o Valério sempre estará levando o nome de Itabira’’. Ao lembrar sobre o apoio que a gestão municipal vem empregando junto ao clube, com aportes financeiros e institucionais, Marco disse que o objetivo é dotar o clube de condições estruturais para alcançar seus objetivos desportivos. Segundo o prefeito, esse apoio passa pela confiança no atual corpo diretivo do Valério, ‘‘que tem se esforçado muito para que o projeto tenha êxito’’.
‘‘O sucesso do Valério é o sucesso de Itabira e isso está nítido pela euforia que se dá em torno dos jogos. Itabira estava com saudades do Valério e toda a repercussão após o acesso mostra que Minas Gerais também estava com saudades do Valério. Agora é seguir com o planejamento em busca de um clube sustentável, com formação, categorias de base, contas alinhadas e um futuro cada vez mais promissor”, finalizou Marco Antônio.
O presidente da Câmara, Heraldo Noronha (PTB) reiterou o tamanho do VEC enquanto patrimônio de Itabira, dizendo que o clube representa muito à cidade, sendo eternizado nas obras de Carlos Drummond de Andrade. Para o vereador, o clube também é parte de grandes memórias dos itabiranos, que agora comemoram o acesso da instituição ao Módulo II. A respeito do apoio financeiro feito pela Câmara Municipal, ele disse: ‘‘É gratificante a Câmara poder participar desse processo e ver o Valério conseguir ir para a segunda divisão, saindo desse rebaixamento que há muitos anos estava. Para nós isso é muito importante, e todos itabiranos e itabiranas estão orgulhosos do nosso ‘timão’, do nosso Dragão. Com a Câmara não é diferente’’.