Na noite de quinta-feira (1º), o Cruzeiro venceu o Vila Nova-GO por 2 a 0, no Mineirão, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Com dois golaços de Kaio Jorge ainda no primeiro tempo e uma atuação coletiva convincente, a equipe celeste colocou um pé na próxima fase da competição.
Com o resultado, o Cruzeiro poderá até perder por um gol no jogo da volta, no dia 22 de maio, em Goiânia, que ainda assim garantirá classificação. Para o Vila Nova, será necessário vencer por dois gols de diferença para forçar os pênaltis.
A vitória veio em meio a um ambiente tenso nos bastidores, especialmente pela ausência de Dudu, que não foi relacionado e teve seu nome alvo de protestos nas arquibancadas. Durante o segundo tempo, parte da torcida entoou gritos ofensivos contra o atacante, que está próximo de uma rescisão com o clube e pode até reforçar o arquirrival Atlético.
Apesar disso, a torcida também reconheceu a entrega em campo. Gabigol, que voltou a ser titular, deu assistência, acertou a trave e foi ovacionado ao ser substituído. O técnico Leonardo Jardim, que poupou alguns titulares de início, elogiou a intensidade e atitude do grupo. “Está provado que podemos mudar quatro, cinco jogadores e manter o nível de intensidade”, afirmou.
Além de Gabigol, os destaques ficaram por conta do lateral William e do meia Eduardo, também elogiados pelo treinador. A boa atuação do trio amplia as opções de Jardim, que deve promover nova rotação no elenco já neste domingo (4), diante do Flamengo, pelo Brasileirão.
Assista aos melhores momentos da partida entre Cruzeiro e Vila Nova:
Outras partidas
Também nesta quinta-feira (1º), pela rodada de ida da terceira fase da Copa do Brasil, o atual campeão Flamengo foi até São Luís, no Maranhão, com o time misto e conseguiu a vantagem mínima ao vencer o Botafogo-PB por 1 a 0, no estádio Castelão, com gol do estreante Joshua, aos 39 minutos do segundo tempo. Agora, o time carioca joga pelo empate na volta, no Maracanã, no fim de maio, para se classificar às oitavas de finais.
Como era de se esperar, o Flamengo foi dominante do início ao fim contra o Botafogo, que tinha a óbvia estratégia de se defender. Apesar do volume, o time pecava nas finalizações, foram 24 ao total, mas a única que foi nas redes foi do garoto Joshua, que aproveitou o rebote do goleiro Michael em cabeçada de Juninho, e marcou o gol da partida. Além de conseguir competir minimamente e sair vivo para sonhar com algo positivo no Rio de Janeiro, o time paraibano ainda faturou R$ 4.620.806,75 de renda, ao vender o mando para o Maranhão.
Sob o comando do técnico interino Felipe, o Vasco fez um jogo sem inspiração diante do Operário-PR e ficou no empate por 1 a 1 As exceções foram somente os belos gols de Nuno Moreira, que abriu o placar para os cariocas ainda na primeira etapa. No segundo tempo, em jogo bastante fraco tecnicamente, Boschilia acertou um belo chute para o time paranaense empatar a partida. Com o resultado, basta uma vitória simples em São Januário para o Vasco avançar de fase. O duelo está marcado para o dia 20 de maio.
Ainda nesta quinta-feira teve o embate entre Criciúma e Red Bull Bragantino, no estádio Heriberto Hülse. Com gol de Matheus Trindade, o time catarinense abriu vantagem com a vitória por 1 a 0 e agora joga pelo empate no dia 22 de maio, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. O time paulista precisa vencer por dois ou mais gols para avançar. Já no duelo entre os times da região Sul do Brasil, Brusque e Athletico empataram sem gols na Arena Joinville e quem vencer na Ligga Arena segue em frente na competição.
Confira os resultados desta quinta-feira:
- Operário-PR 1 x 1 Vasco;
- Brusque 0 x 0 Athletico-PR;
- Santos 1 x 1 CRB-AL;
- Criciúma 1 x 0 Red Bull Bragantino;
- Botafogo-PB 0 x 1 Flamengo;
- Cruzeiro 2 x 0 Vila Nova.