Site icon DeFato Online

Com Mineirão lotado, Cruzeiro vence a Católica e avança às oitavas da Sul-Americana; assista aos melhores momentos

Com Mineirão lotado, Cruzeiro vence a Católica e avança às oitavas da Sul-Americana; assista aos melhores momentos

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Com emoção até o fim, o Cruzeiro venceu a Universidad Católica de Quito-EQU por 1 a 0 na noite de quinta-feira (30) e avançou às oitavas de final da Copa Sul-Americana. Precisando da vitória para avançar à próxima fase sem passar pelos playoffs, o time celeste foi empurrado por 55 mil torcedores, que fizeram uma grande festa no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. O gol da Raposa foi marcado por Rafa Silva, aos 34 minutos do segundo tempo.

Com a vitória, o Cruzeiro alcançou os 12 pontos e assumiu a liderança do Grupo B — conquistando a vaga direta nas oitavas de final da Sul-Americana. A Católica caiu para a vice-liderança, com 11 pontos, e para se classificar à próxima fase da competição continental terá que disputar os playoffs, que é um mata-mata entre os segundos de cada grupo da Sula contra os terceiros colocados nos grupos da Copa Libertadores.

Agora, a Sul-Americana dará uma pausa. Os playoffs serão disputados apenas em julho. Já as oitavas de final estão agendadas para o mês de agosto, com os jogos de ida acontecendo entre os dias 13 a 15 e as partidas de volta programadas para 20 a 22. Mas, no próximo final de semana, o Cruzeiro retorna a campo para enfrentar o São Paulo no MorumBis, na capital paulista, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. O duela será no domingo (2 de junho), às 18h30.

O jogo

Fernando Seabra escalou um time com uma alteração em relação aos últimos jogos. Gabriel Veron começou pela primeira vez em 2024 como titular, substituindo Arthur Gomes, que sofreu uma lesão muscular. A partida começou com a equipe celeste tentando controlar o jogo e a Católica se fechando no campo de defesa — o que causou dificuldades aos mineiros.

O Cruzeiro teve o lado esquerdo como o seu principal setor ofensivo, com Marlon, Barreal e Matheus Pereira caindo por aquele lado. Porém, devido a erros defensivos e alguns espaços, a Católica também conseguia aparecer no campo do adversário. O confronto melhorou na parte final, com a Raposa conseguindo criar mais chances, mas desperdiçando todas eles.

O Segundo tempo começou com o mesmo ritmo. O Cruzeiro tentava, mas acabava desperdiçando oportunidades e jogada. Já a Católica seguia postada firme no campo defensivo — tentando segurar a pressão. O 0 a 0 persistiu no placar até os 34 minutos, quando, após um escanteio, o goleiro venezuelano não segurou a bola, que sobrou para o atacante Rafa Silva empurrar para o fundo das redes — levantando os 55 mil torcedores no Mineirão.

Assista aos melhores momentos da partida:

Ficha técnica

Cruzeiro 1 x 0 Universidad Católica-EQU

Cruzeiro: Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Romero (Ramiro), Lucas Silva e Matheus Pereira; Gabriel Veron (Vitinho), Álvaro Barreal (Robert) e Rafa Silva. Técnico: Fernando Seabra

Católica: Romo; Anangonó (Aron Rodríguez), Grillo, Valecilla e Loor; Clavijo (Cifuente), Minda, e Nieto; Mauro Díaz (Quevedo), Ismael Díaz e Fajardo (Luis Castillo). Técnico: Jorge Célico

Arbitragem: Maximiliano Ramírez (ARG); Juan Belatti (ARG) e Daiana Milone (ARG). VAR: Antonio Garcia (URU)

Gol: Rafa Silva aos 34′ do 2ºT (CRU)

Cartões amarelos: Fajardo (UCA)

Data: quinta-feira (30), às 21h (de Brasília)

Onde: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte

Exit mobile version