Começa nesta terça-feira (21) mais um Módulo I do Campeonato Mineiro. A edição de 2020 será a 106ª da história, com 12 clubes participantes. A primeira fase será disputada em 11 rodadas. Os quatro melhores colocados avançam para a fase semifinal. Os dois últimos serão rebaixados para o Módulo ll.
Novidades
Para a edição deste ano, o Estadual terá a disputa inédita do Troféu Inconfidência, que vai reunir do quinto ao oitavo colocado na primeira fase. A competição será paralela e seguirá os mesmos moldes da fase semifinal: jogos eliminatórios de ida e volta até a definição do campeão. O time vencedor do Troféu Inconfidência terá direto a participar da Copa do Brasil 2021, se a CBF conceder uma vaga extra para Minas Gerais.
A Recopa, que será disputada depois do encerramento do campeonato, é a outra novidade do Estadual. A disputa vai reunir o Campeão do Interior – melhor time do interior na classificação geral – e o campeão do Troféu Inconfidência.
Árbitro de Vídeo
O sistema de arbitragem de vídeo vai permanecer na edição do Mineiro 2020, nos mesmos moldes em que foi utilizado no campeonato de 2019: somente os jogos da fase semifinal terão o auxílio da tecnologia, que será custeada integralmente pela Federação Mineira de Futebol (FMF), ao custo de R$ 25 mil por partida.
Clássicos
América-MG, Atlético e Cruzeiro já têm datas para se enfrentarem pelos clássicos na primeira fase da competição:
Cruzeiro x América-MG – 09/02, 16:00
Atlético x Cruzeiro – 08/03, 17:00
América x Atlético – 22/03, 17:00
Além da capital
Além das três equipes de Belo Horizonte, Boa Esporte, Caldense, Coimbra, Patrocinense, Tombense, Tupynambás, Uberlândia, URT e Villa Nova disputam o Mineiro 2020. O Coimbra, campeão do Módulo II, e o Uberlândia, vice, são aos times que subiram para a primeira divisão.