Site icon DeFato Online

Com paralisação, estações do metrô de Belo Horizonte ficam fechadas

greve no metrô de Belo Horizonte

(Foto: Reprodução/Rede social)

As estações de metrô de Belo Horizonte amanheceram fechadas na manhã desta quarta-feira (5) e também vão ficar fechadas amanhã (6). No início dessa semana, o Sindicato dos Metroviários (Sindimetro) anunciou que faria a paralisação total dos serviços hoje e nesta quinta-feira.

Os metroviários reivindicam garantias aos trabalhadores mesmo com a privatização do metrô da capital, previsto para o fim deste ano. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), informou que obteve, na tarde desta terça-feira (4), decisão favorável ao pedido de aumento da multa diária de R$ 35 mil para R$ 70 mil, a ser aplicada ao sindicato dos metroviários em caso de desobediência à ordem de escala mínima de 60%.

A decisão judicial é do Desembargador 1° Vice-presidente do TRT-MG, Dr. César Pereira da Silva Machado Júnior. Na Decisão,ele ainda advertiu que “a desobediência da ordem judicial poderá acarretar as sanções previstas em lei, em especial a de caráter penal”.

Sobre a privatização do metrô, a CBTU disse que “não possui respostas sobre o processo de desestatização” e que as demandas relativas à privatização, conduzidas pelo CPPI (Conselho do Programa de Parceria de Investimentos) e pelo Ministério da Economia e do Desenvolvimento Regional, devem ser tratadas com esses órgãos.

Exit mobile version