As estações de metrô de Belo Horizonte amanheceram fechadas na manhã desta quarta-feira (5) e também vão ficar fechadas amanhã (6). No início dessa semana, o Sindicato dos Metroviários (Sindimetro) anunciou que faria a paralisação total dos serviços hoje e nesta quinta-feira.
Os metroviários reivindicam garantias aos trabalhadores mesmo com a privatização do metrô da capital, previsto para o fim deste ano. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), informou que obteve, na tarde desta terça-feira (4), decisão favorável ao pedido de aumento da multa diária de R$ 35 mil para R$ 70 mil, a ser aplicada ao sindicato dos metroviários em caso de desobediência à ordem de escala mínima de 60%.
A decisão judicial é do Desembargador 1° Vice-presidente do TRT-MG, Dr. César Pereira da Silva Machado Júnior. Na Decisão,ele ainda advertiu que “a desobediência da ordem judicial poderá acarretar as sanções previstas em lei, em especial a de caráter penal”.
Sobre a privatização do metrô, a CBTU disse que “não possui respostas sobre o processo de desestatização” e que as demandas relativas à privatização, conduzidas pelo CPPI (Conselho do Programa de Parceria de Investimentos) e pelo Ministério da Economia e do Desenvolvimento Regional, devem ser tratadas com esses órgãos.
⚠️ ATENÇÃO:
• TERÇA 04/10 – operação normal 05:15 às 23:00;
• QUARTA 05 E QUINTA 06 – paralisação total;
• Haverá assembleia na quinta para definir os rumos do movimento;
• A PARTIR DE SEXTA 07/10 – aguardem novas informações. pic.twitter.com/slApi9wRyy— Metrô de BH 🚇 (@metrodebh) October 3, 2022