Pela terceira rodada do Módulo II do Campeonato Mineiro, Valério e Betim ficaram apenas no 0x0 no Estádio Israel Pinheiro, na tarde desta quarta-feira (15). O Dragão fez bom jogo e teve chances claras de abrir o placar, mas uma expulsão ainda na primeira etapa alterou o curso da partida. Com um a menos durante todo o segundo tempo, o empate acabou saindo como um bom resultado à equipe do técnico Marcos Valadares, que ainda não venceu no torneio.
Após empatar por 4×4 contra o Nacional na rodada anterior, o comandante valeriano promoveu três mudanças no time titular, sacando Léo Carioca, Júlio César e Marcelinho, dando oportunidade para Rodrigues, Luís Felipe e Alexandre. Jogando em casa, o Valério se lançou à frente desde o início da partida, acionando principalmente o ponta DG pelo lado esquerdo. Quem também teve destaque naquela faixa de campo, era o lateral Rodrigues, que repeliu muitas descidas do Betim com grande firmeza defensiva e boas ações de apoio. No entanto, por volta dos 20 minutos, o camisa 6 foi obrigado a sair de jogo, após sentir um estiramento.
O Betim, por sua vez, buscava construir suas jogadas em ligações diretas, contra-ataques e bolas alçadas na área, onde pelo menos por duas vezes levou muito perigo no primeiro tempo. O Valério também assustou o Betim em algumas oportunidades. A mais clara delas foi com Gabriel Santos, que cabeceou para o gol à queima roupa, dentro da pequena área, parando em uma belíssima defesa de Henrique Fernandes.
Nos minutos finais do primeiro tempo, veio o ponto decisivo da partida. O atacante Dênis divide uma bola com Guilherme Kanté e acaba ficando sem a posse. Na disputa, Kanté quase acertou uma cotovelada no camisa 11 valeriano, que saiu enfurecido e proferindo palavrões ao adversário. A jogada seguiu com o Betim, que momentos após – já no outro lado do gramado – perde a bola para o VEC. Novamente, Dênis tenta emplacar o contragolpe, mas acerta em cheio uma cotovelada no rosto de Miticov, bem de frente para o juiz.
Sem pestanejar, o árbitro mostrou o cartão vermelho para o atacante no último lance do primeiro tempo. A expulsão acabou afetando os planos do técnico Marcos Valadares, que precisou baixar as linhas e segurar o ímpeto ofensivo dos comandados de Bruno Barros, treinador do Betim. Mesmo com a inferioridade numérica o Valério conseguiu encaixar jogadas, criar chances de abrir o marcador e cortar as jogadas aéreas do Betim
Com o apito final e empate consolidado, o Valério ocupa o terceiro lugar do grupo A, com três pontos conquistados, podendo cair para o quinto lugar da tabela caso Aymorés ou Nacional vençam seus jogos contra Tupi e Democrata-SL, respectivamente. Já o Betim é o lanterna da competição, com dois pontos somados e saldo de gols de -2.
No fim de semana, o VEC vai até Juiz de Fora encarar o Tupi, no sábado (18), às 15h. Do outro lado, o Betim receberá o Nacional, no domingo (19), às 11h, na Arena Vera Cruz.