O início desse ano foi marcado por desastres naturais em Minas Gerais. Primeiro, as fortes chuvas provocaram danos materiais e humanos. Antes, o estado literalmente pegou fogo. A estação das secas (entre abril e outubro) registrou intensas queimadas em todos os pontos. A situação em Itabira é mais crítica de agosto a setembro.
Esse fenômeno recorrente vem aumentado de intensidade nos últimos anos e é causa de muita preocupação por parte das autoridades. Na região de Itabira, aconteceram 139 incêndios nesse período. Esse dado é alarmante. E não é só isso. Mais dois tipos de acidentes fazem elevar o nível de alerta: o índice de afogamentos e animais soltos nas pistas da malha rodoviária que corta o município. Esse evento já fez vítimas fatais.
O primeiro – tenente Marlon Pinho Medeiros de Aguiar, comandante do sexto pelotão de Bombeiros Militares – falou com exclusividade à TV DeFato. Na ocasião, o militar traçou um quadro bastante pessimista sobre a ocorrência de queimadas, afogamentos e acidentes com animais nas rodovias. Confira no vídeo abaixo.