Comissão dos ribeirinhos espalha faixas por Barão de Cocais cobrando justiça

A Comissão Local dos Atingidos e Atingidas Ribeirinhos de Barão de Cocais vem espalhando faixas pela cidade cobrando uma atitude do Poder Judiciário em relação a elevação do nível de risco da estrutura Sul Superior, da mina de Gongo Soco, operada pela Vale. + Evacuados e Ribeirinhos de Barão receberão atendimento da Defensoria Pública + […]

Comissão dos ribeirinhos espalha faixas por Barão de Cocais cobrando justiça
Foto: Divulgação

A Comissão Local dos Atingidos e Atingidas Ribeirinhos de Barão de Cocais vem espalhando faixas pela cidade cobrando uma atitude do Poder Judiciário em relação a elevação do nível de risco da estrutura Sul Superior, da mina de Gongo Soco, operada pela Vale.

+ Evacuados e Ribeirinhos de Barão receberão atendimento da Defensoria Pública

+ Saiba tudo que acontece em Barão de Cocais

As frases estampadas nas faixas citam os acontecimentos nos cinco meses que marcam a história de Barão de Cocais. A comissão cobra da Justiça o “reconhecimento devido”.

As faixas foram colocadas em locais estratégicos, como em frente ao local que o Fórum da Comarca funciona de forma provisória. “Poder judiciário, não permita que sejamos mais uma vez esquecidos. Vocês são nossa única esperança ribeirinhos”, diz o texto desta faixa.

“Na última audiência de conciliação entre a Vale e Ministério Público, nem os ribeirinhos evacuados e encaminhados aos hotéis receberam o respeito devido por parte da empresa, sendo negado a eles a renda mínima emergencial”, afirmou Maxwell Andrade, morador da cidade e integrante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

A Comissão Local dos Atingidos e Atingidas Ribeirinhos de Barão de Cocais é uma iniciativa de organização e autonomia popular legitimada pela comunidade e conduzida por diversos moradores da cidade.