O ingresso no ensino superior desperta muitas expectativas, quanto a trabalhar com algo que se tem afinidade, especializar-se em um ofício, ser respeitado pelo seu talento e adquirir a independência financeira. Mas esse sonho, algumas vezes, é deixado de lado devido às dificuldades de arcar com as mensalidades e demais custos da faculdade.
Mas em muitas instituições de ensino, é possível ficar livre do pesadelo das contas atrasadas! Existem possibilidades de bolsas de estudo e também de financiamento do curso. Basta pesquisar um pouco e você saberá escolher a opção que mais se ajusta ao seu planejamento financeiro e profissional.
É comum que algumas faculdades ofereçam descontos, por exemplo, aos alunos que se matricularem dentro de um prazo estipulado. Essa é uma estratégia usada pelas escolas para conseguir formar turmas mais rapidamente – e quem pode sair ganhando é você, aluno!
Há também as instituições que recompensam os estudantes que estão em dia com as mensalidades, ou que efetuem o pagamento com antecedência. Se você conta com uma reserva de dinheiro que lhe permita adiantar algumas faturas, vale a pena negociar o seu merecido desconto! Os abatimentos em contas da faculdade também são facilitados quando mais de uma pessoa da mesma família se matricula na instituição. Trata-se de uma medida de que as escolas lançam mão para fidelizar grupos familiares.
Mas o melhor de todos os caminhos são os financiamentos conseguidos por meio de programas do Governo ou gerenciados pelas próprias instituições. O ProUni, por exemplo, oferece bolsas a estudantes de baixa renda em cursos superiores de faculdades privadas, sendo que os alunos são selecionados de acordo com a nota no Enem. Por fim, existem também as instituições que financiam parte do curso para que os alunos possam estudar livres de preocupações financeiras.
Diante disso, só resta uma coisa a dizer: você não tem mais desculpas para desistir do seu sonho!