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Como o coronavírus está afetando o sucesso do aprendizado dos alunos?

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Fonte: https://www.pexels.com/pt-br/foto/classe-categoria-elegancia-sala-de-aula- 8423384/

A pandemia de covid-19 trouxe muitas mudanças para a vida das pessoas, tanto no aspecto pessoal quanto no profissional. Um dos principais setores que foram afetados pela pandemia foi o da educação, uma vez que muitos alunos se viram, da noite para o dia, impossibilitados de frequentar as aulas. Para tentar diminuir a contaminação do vírus, foi implantada uma política de distanciamento social que fez com que alunos do Brasil inteiro não pudessem mais ir à escola ou à faculdade.

No ensino superior, essa política de distanciamento social reforçou uma tendência que já estava tentando ganhar espaço no mercado, que é o ensino à distância. Por um lado, ele possibilitou que alunos tivessem maior flexibilidade com horários e também ofereceu opções mais baratas de cursos de graduação pagos, bem como plataformas de acesso a materiais e auxílio para tcc pronto.

Por outro lado, porém, ainda há muitas adaptações a serem feitas para que o ensino à distância possa ter o mesmo nível de profissionalização que o ensino presencial regular, sem contar as inúmeras dificuldades de acesso aos equipamentos necessários para acompanhar as aulas como, por exemplo, bons computadores e uma conexão de internet estável.

Por sua vez, na escola primária e secundária, a pandemia acabou afetando de maneira mais drástica o aprendizado dos alunos. Principalmente para os anos primários da educação, nos quais é feita a alfabetização dos estudantes, manter um distanciamento social e fechamento das escolas acabou por prejudicar parte importante do desenvolvimento de muitas crianças pelo país.

Algumas das principais dificuldades que a pandemia de Covid-19 trouxe para os estudantes são:

Piora nos índices de alfabetização

Uma vez que o distanciamento social e o fechamento das escolas pegaram parte da população em uma idade importante para a alfabetização, como os primeiros anos do ensino fundamental, por exemplo, alunos que tiveram que ser afastados e não puderam acompanhar as aulas de modo paralelo acabaram perdendo parte importante para o desenvolvimento, perdendo anos cruciais para a formação e uma alfabetização adequada.

Piora na qualidade de ensino

Embora o ensino à distância ofereça maior flexibilidade de horários e seja mais acessível financeiramente, a qualidade do ensino em si acaba sendo prejudicada. Isso se dá pelo fato de que boa parte da educação não é adaptada ao modelo de ensino à distância, ocorrendo perda de conteúdo e de interação entre o professor e o aluno. Não só para os alunos, mas o sistema de ensino à distância pode, também, ser prejudicial para os professores que acabam substituídos por gravações de aulas e conteúdo automatizado.

Comprometimento do aspecto social

Grande parte do incentivo para frequentar as escolas e bem como parte fundamental, também, do desenvolvimento humano é a sociabilidade. Assim, tanto pelo fechamento das escolas quanto pela implementação mais ativa do ensino remoto, esse aspecto acabou sendo fortemente prejudicado. Quem estudou no modelo EAD durante os piores meses da pandemia pôde experimentar como é ruim a sociabilidade do ensino à distância. Toda a experiência escolar ou universitária acabou reduzida a uma interação pela internet que, muitas vezes, ficou limitada à participação nas reuniões utilizadas para substituir as aulas.

A interação, por exemplo, dos estudantes fora das aulas acabou fortemente prejudicada. Isso é um dos grandes defeitos do ensino remoto e que necessita de maior adaptação.

Como o coronavírus afetou o sucesso do aprendizado dos alunos?

Ainda é cedo para medir completamente as consequências que a pandemia trará para os índices de educação, embora alguns já sejam conhecidos. A alfabetização, por exemplo, foi fortemente prejudicada por conta da limitação do acesso à educação dos alunos em fase crucial do desenvolvimento. Como comentamos, esses alunos que perderam os anos fundamentais de ensino terão que conviver com isso por muito tempo e, por isso, pode haver consequências ainda num futuro distante.

Para além disso, a própria mudança para o ensino à distância de maneira completamente desorganizada acabou por prejudicar a qualidade do ensino num geral, uma vez que muitas escolas e faculdades que não funcionavam nesse modelo se viram obrigadas a, da noite para o dia, adaptar seus cursos e oferecê-los de maneira remota.

Não só professores, mas como a grade curricular, a interação e outros fatores que fazem parte da vida escolar dos estudantes foram afetadas pela pandemia de Covid-19 de maneira abrupta demais para mudar de forma que mantivessem a qualidade esperada. Assim, é possível concluir que a qualidade de ensino num geral sofreu grave piora por conta dessas mudanças.

Para concluir

O ensino à distância pode ser uma alternativa para quem precisa de maior flexibilidade de horários e de cursos mais acessíveis financeiramente nas mais diversas áreas, mas sua implementação urgente e despreparada trouxe consequências ruins para a qualidade de ensino num geral. Esperamos que, conforme passe a pandemia, o ensino possa retomar essas características que vimos que perdeu durante esse momento de crise, bem como possamos aproveitar essa experiência com o ensino remoto para adaptá-lo e oferecer melhor qualidade de ensino com essa modalidade.

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