Nesta segunda-feira (2), durante apresentação no canal governamental Globo Vision, o presidente Nicolás Maduro anunciou a antecipação do Natal venezuelano para 1º outubro. “É setembro e já sinto cheiro do Natal. E, por isso, em homenagem a esse povo maravilhoso da Venezuela, vou assinar a um decreto e antecipar o Natal para 1º de outubro. Então, chegou o Natal. Vamos comemorar com paz, felicidade e segurança”, declarou o governante diante de entusiasmada plateia.
Essa não é a primeira vez que Maduro altera a data das comemorações natalinas por meio de um decreto. Em 2020, ele mudou o dia das festividades de nascimento de Jesus Cristo para 15 de outubro. A atitude foi uma estratégia para desviar o foco dos sérios problemas causados pela pandemia da Covid-19.
No ano seguinte, diretamente do Palácio Miraflores, o mandatário usou as redes sociais para informar que o Natal seria em 4 de outubro. O anúncio aconteceu em um cenário com muitas luzes, árvores coloridas e outros adornos natalinos. “Eu tenho o Natal começando em outubro”, declarou o ditador ao lado de sua mulher, Cilia Flores. “Na Venezuela vamos ter um Natal feliz, com muito brilho, repleto de luzes e cores”, enalteceu Maduro, em um vídeo publicado nas redes sociais.